REGIÃO: Operações integradas combatem crimes de furtos de cabos e fios de cobre em Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Ijuí

Região

Uma grande operação foi deflagrada pelas forças de segurança do município de Santo Ângelo e região com o objetivo de combater os frequentes furtos de cabos e fios de cobre na área de abrangência policial. Em uma coletiva realizada na tarde de ontem, junto à sede do 7º RPMon, os comandos da Polícia Militar, Civil, Bombeiros e Patrulha Ambiental estiveram presentes, além da imprensa local, para compartilhar os detalhes dessa iniciativa. Participaram da coletiva o Tenente Coronel Edilson Della Flora Góes, o comandante do 1° Esquadrão do 7° Regimento de Polícia Montada (RPMon), capitão João Pedro Gonçalves, o Delegado da 13ª região policial, Charles Dias do Nascimento e o Delegado de Polícia Lúcio de Melo.

            Segundo o Coronel Góes, comandante do CRPO Missões, cerca de 110 militares integrados entre Policiais Civis, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Patrulha Ambiental participaram ativamente dessa operação, que abrangeu os municípios de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga e Ijuí. Em Santo Ângelo, a fiscalização contou com 26 Policiais Militares, 25 Policiais Civis, 2 Bombeiros e 2 agentes do Patrulhamento Ambiental. O delegado regional de Polícia, Charles, informou que na madrugada de ontem foram realizadas duas prisões em flagrante. Um dos indivíduos estava praticando o furto de fios na Praça Leônidas Ribas, enquanto o outro foi detido no telhado de uma residência, ambos em atos ilícitos. As operações integradas serão constantes e permanentes destacou o delegado Charles.

Em Ijuí foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão onde diversas ferramentas elétricas, fios, cabos e outros objetos foram apreendidos, itens esses com suspeita de receptação. Um automóvel foi apreendido por suspeita de ser utilizado no cometimento de furtos e um homem (40 anos) foi preso preventivamente suspeito de cometer diversos delitos de furto de fios e cabos da rede elétrica. Em São Luiz Gonzaga foram feitas ações preventivas de fiscalização em seis locais. Em Santo Ângelo foram fiscalizados seis locais resultando na apreensão de diversos quilos de fios sem procedência comprovada. Além disso foram realizadas duas autuações por parte dos Bombeiros e duas pela Polícia Ambiental em desacordo com a legislação vigente.

            As operações integradas entre as forças de segurança ocorrerão com maior frequência daqui para frente, com foco também na fiscalização no interior dos municípios, visando coibir os crimes relacionados ao furto de equipamentos de pivôs de irrigação. Durante essa operação, uma considerável quantidade de cabos e fios de cobre foi apreendida. Os proprietários de estabelecimentos de sucatas foram designados como fiéis depositários até o desfecho do processo a ser instaurado, que buscará investigar a procedência dos materiais apreendidos. (Rádio Cidade SA)