Censo 2022 aponta crescimento de cidades com maior oferta de emprego na região

Panambi

Levantamento preliminar do censo 2022, que deverá ser concluído em abril do corrente ano, aponta crescimento populacional de cidades mais industriais e que oferecem maior oferta de emprego de modo geral.

Nas regiões Noroeste e Planalto médio do estado, a exemplo, os municípios de Santa Rosa, Panambi, Ijuí e Ibirubá, tiveram crescimento próximo a 10% da população, quando comparados aos dados oficiais do Censo/2010. Já os municípios vizinhos de Cruz Alta, Palmeira das Missões e Santa Bárbara do Sul tiveram redução de população nestes últimos 12 anos. Veja a baixo, demonstrativo de dados comparativos dos dois últimos censos realizados no país, com alguns municípios da região.

Observa-se que as cidades mais industrializadas e que oferecem mais oportunidade de trabalho e renda tiveram uma migração populacional de pessoas vindas de cidades com mais escassez de emprego, em busca de melhores oportunidades de vida, fixando residência nesses municípios, a exemplo na nossa cidade de Panambi.

IBGE prevê resultado definitivo do Censo 2022 somente para abril

Inicialmente, a previsão de conclusão do recenseamento era em outubro de 2022. Mas o prazo foi adiado para dezembro do mesmo ano. No entanto, ao divulgar o quarto balanço do levantamento ainda em dezembro, o instituto estimou que só seria possível concluir o Censo 2022 em janeiro de 2023.

Segundo o especialista em orçamento público César Lima, o atraso do Censo impacta o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para diversas prefeituras do país.

Em janeiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) que considerou o levantamento parcial do Censo 2022 como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no exercício de 2023.

Com a decisão do STF “os municípios que receberam a menos terão que ser ressarcidos. Isso indica que aqueles municípios que receberam a mais, também terão que ter seus valores diminuídos”, aponta César Lima.  

De acordo com o instituto, a falta de pessoas, especialmente para a coleta de dados, foi um dos motivos para a demora da pesquisa, o que causou o prolongamento do período da pesquisa.

Além da falta de mão de obra, o IBGE destaca entre os problemas: muitos domicílios com apenas um morador, mudanças no mercado de trabalho e questões relacionadas à segurança. “A previsão é de que o IBGE divulgue os resultados definitivos do Censo referentes à população dos municípios em abril de 2023”, enfatizou o instituto.

Censo 2022 Transparente: O IBGE esclarece também que realiza “de forma transparente, com vários mecanismos de controle, seguindo rigorosamente todas as etapas necessárias e imprimindo qualidade em todas as fases da operação” uma das maiores operações censitárias do planeta.