Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual 2023 ” Conectar e somar para construir inclusão”

Evidência

Em alusão a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Múltipla e Intelectual, diversas programações foram realizadas pelo CAEEP no município de Panambi, entre elas, a Palestra ” O Desenvolvimento da Comunicação Infantil” com a fonoaudióloga Bruna Castione Paloschi, especialista em ABA, onde professores e auxiliares das escolas municipais e familiares se fizeram presentes.

Ao longo da semana, também foram intensificados os esforços, para que as famílias que tivessem pessoas com autismo fizessem a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).

Ainda na SNPDIM, o CAEEP recebeu os auxiliares da EMEI PQ’Ninos, para realização da atividade do “Círculo Restaurativo”, conduzido pela psicóloga Alessandra e a diretora Léa. Foi um momento de reflexão  sobre o autocuidado e o cuidar do outro. Também neste sentido, os  profissionais da EMEI Primeiros Passos, receberam o Grupo de Saúde Integrativa, que conta com a participação da psicóloga Elisa, do CAEEP, que realizou um momento de fala, escuta, meditação e autocuidado, onde a valorização do grupo e suas qualidades puderam vir a tona.

Dando continuidade às programações, as EMEIs Beija-Flor e Bem-Me-Quer receberam capacitação promovida pela Rede de Proteção/CAEEP, sobre  Escuta Protegida, conforme Lei nº13.531/2017. Para finalizar, a EMEI Gente Miúda fez uma mesa redonda com as auxiliares, mediada pela coordenadora da SMEC Sabrina de Lima Cardoso, sobre Transtorno do Espectro do Autismo.

Devido ao grande número de pessoas envolvidas, bem como o de escolas e familiares, consideramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla  um sucesso, pois a verdadeira inclusão, não se faz apenas com informação, mas sim com as verdadeiras ações que partem do coração.