SMS entrega medidores de pressão arterial para os Agentes Comunitários de Saúde

Saúde

Na semana passada, na quinta-feira (22) tendo como local o auditório da Administração Municipal, foram entregues medidores de pressão arterial para 19 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Foi um ato simbólico no qual estes profissionais representaram todos os demais que aderiram a formação técnica.

O ato de entrega contou com a participação do Prefeito Daniel Hinnah, Secretário Municipal de Saúde, Romário Heitor Malheiros, Secretária Adjunta Enfermeira Lara Dinis da Rosa Marques, Coordenadora da Atenção Primária, farmacêutica Amelus Noschang Hartemink e o preceptor do curso, enfermeiro Marcel Chagas.

Há dois cursos técnicos, sendo um para os Agentes Comunitários de Saúde e o outro para os Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Ambos fazem parte do programa de formação técnica do Programa Saúde com Agente, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), objetivando oferecer qualificação técnica para os profissionais.

Conforme a Coordenadora da Atenção Primária, Amelus a iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, bem como melhorar a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária.

Já o Gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor, destaca a valorização dos Agentes, que desempenham papel de grande relevância como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas, ou seja, o intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

O Gestor Municipal Daniel Hinnah, salienta que o programa contempla o fornecimento de aparelho digital para aferir pressão, oxímetro e glicosímetro para cada profissional ACS, além de fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar e que compatibilizem a formação profissional do agentes.