Representantes da Equipe Gestora da Secretaria Municipal de Saúde foram painelistas na 9ª Reunião do Fórum Interinstitucional

Saúde

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu o convite do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para participar na condição de expositor da 9ª Reunião do Fórum Interinstitucional da Saúde que ocorreu no dia 8 de março do corrente ano, em ambiente virtual que teve como pauta neste ano “A Política Nacional Antimanicomial no que diz respeito à responsabilidade dos municípios pelos cuidados de pacientes liberados de hospitais de custódia”.

Participaram representando a SMS o Secretário Municipal Romário Heitor Malheiros e a Coordenadora de Saúde Mental Giovana Pereira Ribeiro, os quais fizeram uma apresentação dos serviços de saúde ofertados pela Rede Municipal de Saúde, bem como as ações desenvolvidas no que tange aos cuidados dos pacientes em sofrimento mental.

O município de Panambi tem hoje sete pacientes internados em clinicas terapêuticas, os quais tem o monitoramento e acompanhamento da Coordenadoria de Saúde Mental da SMS.

A reunião durou cerca três horas, pois teve a participação de painelistas dos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, bem como representantes da Secretária Municipal de São Lourenço do Sul/RS, COSEMS/SC, Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Rio Negro/PR, sendo mediada pelo Coordenador do Fórum o Juiz Federal Bruno Henrique Silva Santos, Juiz auxiliar do Sistcon, sendo a presidência exercida pelo Desembargador Hermes Siedler da Conceição Júnior, Coordenador do Sistema de Conciliação.

Conforme o Gestor Municipal de Saúde Romário Heitor, a SMS de Panambi foi indicada pela Diretoria do COSEMS/RS através do Secretário Executivo Sr. Diego Espindola e pela Apoiadora das regiões 12 e 13 a Sra. Cleonice Poletto, por apresentar uma rede municipal bem estruturada no que concerne ao amparo e tratamento de pessoas em sofrimento mental.

A Coordenadora Giovana Pereira Ribeiro salientou que a grande surpresa da Reunião foi a participação do jovem Ewerton Dutra Ehrhardt, atualmente Vice-Presidente da ASSAMPA, o qual deu um excelente testemunho de sua trajetória durante seu tratamento de saúde mental, exemplo de superação, dedicação e comprometimento junto a sua entidade, bem como um grande defensor das políticas de inclusão social das pessoas que estão momentaneamente acometidas de alguma doença mental.