Iniciaram as consultas oftalmológicas do Programa Saúde na Escola (PSE)

Saúde

O programa saúde na escola (PSE) foi estruturado para fortalecer a integração de políticas públicas entre a saúde e a educação e incentiva o fortalecimento do vínculo entre estudantes, familiares, comunidade, equipes de saúde e equipes de educação.

O programa vem sendo desenvolvido pelas ESFs de Panambi durante todo o ano de 2023. As equipes começaram esse novo ciclo 2023/2024 com ações de verificação da situação vacinal, saúde bucal e saúde ocular.

A atividade de saúde ocular, realizada através do teste de Snellen é um procedimento de triagem e que se alterado, facilita o encaminhamento ao oftalmologista de crianças e adolescentes da rede de ensino da cidade. Neste mês de julho, no dia 14, foram encaminhadas 48 crianças com avaliações alteradas do teste de Snellen aos oftalmologistas Dra. Manuela Van Ass Knorr e Dr. Vitor Barzotto Heinrich, que se propuseram, juntamente com a equipe da Clínica de Olhos de Panambi, a atender as crianças acompanhadas de seus responsáveis.

Foi planejado atender 48 crianças, sendo que apenas 10 crianças faltaram a consulta. A oferta de práticas de saúde ocular na escola pode representar mais uma oportunidade de acesso aos serviços de saúde.

O PSE, além de identificar os estudantes com alterações visuais, representa mais uma oportunidade de acesso aos serviços e exposição de suas necessidades em saúde, que são atendidas pelo SUS.

Conforme os Gestores Públicos Prefeito Daniel Hinnah, Secretários Municipais  Romário Heitor Malheiros (Saúde) e Iara Cadore Dallabrida (Educação e Cultura), trata-se um programa muito importante pois aproxima as áreas  Saúde e Educação e além disso oportuniza uma avaliação oftalmológica precoce que poderá fazer toda a diferença para a saúde visual da criança.