Administração Municipal inicia o planejamento do Primeira Infância Melhor (PIM)

Política

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a participação das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social habilitou-se no programa Primeira Infância Melhor (PIM), junto ao Governo do Estado do RS.

O Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, acompanhando desde a gestante até crianças de 6 anos de idade e foi instituída através da Lei Estadual nº 12.544/2006.

O objetivo desta política pública é apoiar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, na promoção do desenvolvimento integral das crianças, desde a gestação até os seis anos de idade. Tem como eixos de ação: (I) a vigilância e a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, considerando as dimensões física, intelectual, social, emocional e de linguagem; (II) o fortalecimento da interação parental positiva, considerando o interesse superior da criança e as competências, o vínculo e o protagonismo familiar e (III) a melhoria do acesso à rede de serviço, prioritariamente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, da Proteção Social Básica e da Educação, considerando também as redes comunitárias.

Para a devida efetivação da política pública em nosso município foi realizada uma reunião com a participação da psicóloga a Sra. Loureliz Scherer, coordenadora de Saúde Mental, Primeira Infância Melhor (PIM) e Programa do Tabagismo, vinculada a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, a Sra. Luiza C. Menezes, coordenadora do PIM junto a Secretária Estadual da Saúde (SES), além dos representantes das secretarias envolvidas, sendo pela Saúde, Romário Heitor Malheiros, Secretário Municipal de Saúde, Lara Dinis da Rosa Marques, Secretária Adjunta de Saúde, Amelus Noschang Hartemink, Coordenadora da Atenção Primária e a Sanitarista Agatha Amaral, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, Elizabete Farias de Souza, Secretária Municipal da referida pasta e Taciana Klever Psicológa CRAS, já pela Educação participaram a Secretária Adjunta, Silvane Costa Beber e a Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil, Simone Schumann.

Ficou pactuado entre os participantes que será elaborado um plano de ação, será constituído por Portaria o Grupo Técnico Municipal (GTM), identificação de um servidor de carreira para atuar como Monitor, a forma de contratação dos visitadores, bem como as devidas capacitações e treinamentos necessários para o bom andamento desta importante política pública.

O gestor da Pasta de Saúde, Romário Heitor, salienta que o município no passado durante a gestão do Prefeito Miguel Schmitt-Prym já desenvolvia o PIM em nossa cidade, porém, em virtude do Estado do RS não repassar os recursos esta política pública foi suspensa. Destaca ainda, que para colocar em prática o PIM e alcançar os objetivos propostos com certeza a Administração Municipal deverá destinar recursos financeiros para fazer frente a todas as ações necessárias.

Já o Prefeito Daniel Hinnah, entende ser muito importante a retomada desta política pública no âmbito municipal, uma vez que, os visitadores terão condições de avaliar o desenvolvimento motor, cognitivo, socioemocional, linguagem e comunicação, indicadores de qualidade da relação da família com a criança, acesso aos serviços e direitos ligados à Administração Municipal, tais como: saúde, educação, habitação, assistência social e atuação no mercado de trabalho.