INDICADORES CRIMINAIS
Com significativa redução no número de registros policiais, mês de agosto caracteriza-se por Estelionatos e Furtos manterem-se com os maiores números de casos atendidos

Policial

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS (SSP) divulgou nesta semana, dados relativos ao mapa de indicadores criminais do Estado, relacionados ao mês de agosto de 2022. O estatístico tem por base as ocorrências policiais atendidas pela Brigada Militar e Polícia Civil do município ao longo do último mês, tendo por período compreendido para a análise os dias 01 e 30 de agosto. No total, 14 indicadores compõem a divulgação oficial da SSP, representando os crimes de maior potencial ofensivo contra a vida e contra o patrimônio.
Conforme estatístico, no período pesquisado foram registradas 35 ocorrências consumadas, representando uma significativa redução de 48,52% no número de atendimentos, com relação ao mês de julho, quando foram registradas 68 ocorrências. No mês pesquisado, ocorreu a alteração do posicionamento nos crimes atendidos em Panambi, permanecendo agora, os Estelionatos, no topo da lista. Assim, foram registrados 17 delitos de estelionatos e golpes intelectuais e econômicos conexos, seguido de 15 crimes patrimoniais. Novamente, o número merece uma atenção especial relaciona-se com o significativo aumento nos crimes de furtos de veículos que, no mês de agosto, chegaram a 02 registros, somando 35 crimes no acumulado do ano. No mesmo período, foram contabilizados ainda 01 crimes relacionados a posse e/ou porte de armas e munições. Ainda, foram registrados no mês de agosto, 15 crimes relacionados a violência contra a mulher, sendo contabilizadas 08 ameaças de natureza físicas, verbais ou emocionais e 07 lesões corporais consumadas.
O relatório estatístico do Governo do Estado do RS é efetuado desde o ano de 2002, tendo por base um estudo mensal, visando estabelecer parâmetros para o combate à criminalidade, bem como traçar objetivos que objetivem a diminuição de crimes de maiores danos a comunidade gaúcha.