ESTELIONATOS: Semana registra crimes ideológicos contra o patrimônio praticados através de mensagens em aplicativo de celular

Manchete Panambi Policial

Dois casos de estelionato, utilizando contas através de redes sociais de comunicação, estão sob investigação da Polícia Civil de Panambi. No total, duas vítimas, em situações distintas, tiveram um prejuízo acumulado que se aproxima de 5 mil Reais em depósitos bancários para contas de terceiros. Em ambos os casos, as vítimas receberam mensagens de pessoas informando serem seus respectivos filhos e estarem em situação financeira delicada no momento da chamada, solicitando valores de R$ 4.480,00 e de R$ 350,00 em cada um dos casos. Preocupadas e, acreditando tratarem-se de seus descendentes, as vítimas cederam ao pedido, visualizando somente depois que as contas para as quais transferiram os valores, se tratavam de contas de desconhecidos e em locais distintos dos domicílios de seus familiares.

A Polícia Civil de Panambi alerta para a reincidência da prática criminosa no município e orienta que, nesses casos, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a pessoa que está solicitando a transferência de valores através de um número que você já conhece ou solicitar uma mensagem de voz. Confirmando a tentativa de golpe, você deverá denunciar o contato suspeito no próprio WhatsApp. Em seguida, é preciso dar seguimento na denúncia, através do e-mail do aplicativo (support@whatsapp.com), informando o ocorrido. Além disso, a vítima deve comunicar a situação para o maior número de conhecidos que puder, para que eles não sejam vítimas. A vítima de crimes cibernéticos deve registrar um boletim de ocorrência.