43ª COXILHA NATIVISTA: Panambiense João Paulo Deckert vence um dos principais festivais nativistas do RS

Panambi

O panambiense João Paulo Deckert, intérprete da chamarra “Quando Te Pego Em Meu Colo” foi o grande vencedor da 43ª edição da Coxilha Nativista. Deckert também levou os troféus de melhor intérprete e de melhor melodia.  Os vencedores foram conhecidos na madrugada de domingo (30).

A chamarra é uma exaltação e homenagem a um dos mais difíceis instrumentos musicais incorporados a cultura gaúcha através da colonização alemã e da chegada dos imigrantes na região Noroeste do Estado, e especialmente, em Panambi, cidade natal do músico. Aliás, a “bandona”, é uma especialidade musical da família Deckert que, por várias gerações, cultua a arte de expressar sentimento através do bandoneon.  Sentimento este expressado ao refrão musical da campeã da Coxilha Nativista de 2023, ao cantar João Paulo que, entre suas memórias e anseios ancestrais, “o bandoneon, é seu amor primeiro”.

A Música Mais Popular, escolhida tradicionalmente pelos veículos de comunicação presentes no Ginásio, foi a milonga “Cria de Cruz Alta” interpretada por Marcio Correia. A canção “Povoado” foi a maior premiada da noite com três troféus. A música de Maninho Pinheiro e Erlon Pericles ganhou o troféu Ana Terra de Terceiro Lugar, o Troféu Horácio Lopes Cortes de Melhor Tema Alusivo à Cruz Alta e o Troféu Airton Machado de Melhor Conjunto Vocal.