IJUÍ: Presos suspeitos de autoria de homicídio de apenado em serviço externo

Manchete

Uma ação integrada dos órgãos segurança de Ijuí culminou na prisão dos autores do homicídio praticado no final da tarde de quarta-feira (26). Por volta das 17h45min foi consumado crime de Homicídio na cidade de Ijuí mediante disparos de arma de fogo, tendo por vítima Julio Cesar de Oliveira. Imediatamente a Brigada Militar foi acionada e compareceu no local, efetuando as diligências iniciais e preliminares e comunicando também a Policia Civil. O cadáver da vítima, após a constatação do óbito e a perícia no local do crime pelo Instituto Geral de Perícias, foi encaminhado para a necropsia.

As informações iniciais e as evidências sobre a autoria do delito obtidas pela Inteligência da Brigada Militar foram repassadas para a Polícia Civil, sendo então representado pelo Delegado plantonista Renan Portela Gonçalves culminando com as prisões preventivas dos dois suspeitos do crime, as quais foram agilmente deferidas pelo Poder Judiciário local.  Os investigados já cumpriam pena no Instituto Penal de Ijuí e, por isso, foram presos preventivamente quando saíam do estabelecimento prisional por agentes policiais da SUSEPE, Brigada Militar e Policia Civil, sendo recolhidos a Penitenciaria Modulada de Ijuí.

Já o homem assassinado ontem era apenado por estupro, seguido de esganadura e morte de mulher em Espumoso/RS. Júlio César de Oliveira estava no serviço externo. Havia alcançado o regime semiaberto em novembro de 2020, quando saiu da Modulada para o Instituto Penal de Ijuí, de acordo com o prontuário dele na Vara Adjunta de Execuções Criminais da Comarca de Ijuí. Júlio Cézar possuía mais de uma condenação por crimes de estupro e lesão corporal, com pena total de 36 anos de cadeia, final previsto para 2038. No dia 13 de março de 2005 ele atacou numa mulher de 29 anos em Espumoso. O acusado invadiu a residência da vítima que foi levada à força para um mato, onde foi estuprada, esganada e morta. (Repórter Jânio Fernandes)