FALSIFICAÇÃO DE MOEDA: Homem é preso em flagrante após uso de vária cédulas de dinheiro falsificadas no comércio panambiense

Manchete

Policiais militares prenderam em flagrante na manhã de ontem, um elemento flagrado com uma série de notas falsificadas, cujas quais era distribuídas no comércio de nosso município. De acordo com relatos de vítimas do falsário, o elemento se dirigia até o estabelecimento e, após realizar compras de médio valor, as pagava com a moeda falsa, saindo do local com o troco, pago pelas vítimas com espécie econômica autorizada pelo Banco Central. Após uma série de denúncias, a Brigada Militar identificou que o suspeito trafegava em um caminhão pertencente a uma empresa alocada na cidade, fato confirmado por imagens do circuito público de segurança municipal.

Abordado pelos policiais, o falsário foi identificado, não resistindo ao ato policial, onde foram localizadas outras notas falsificadas de posse do elemento, ensejando sua prisão em flagrante. Por se tratar de crime federal, militares conduziram o detido à Delegacia da Polícia Federal de Santo Ângelo/RS, declinando a autoridade federal policial a responsabilidade do inquérito. Conforme o artigo 289 do Código Penal, “Falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda metálica ou papel-moeda de curso legal no país ou no estrangeiro” pode gerar a penas de reclusão, de três a doze anos, e multa. Nas mesmas penas incorre quem, por conta própria ou alheia, importa ou exporta, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa.