TRADICIONALISMO: DTG Poncho Verde de Panambi conquista o título do ENART 2023

Evidência

O Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi, sagrou-se o grande campeão do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – ENART 2023. O anúncio do resultado ocorreu por volta das 21h de domingo (26), após intensa competição. Durante o evento, 21 invernadas adultas disputaram o título de campeão nas danças tradicionais Força A, com um grupo incluído por meio de liminar.

A agremiação de tradições gaúchas panambiense chegou a grande final interpretando “O boi é bicho, mas tem alma sobre o couro”, uma alusão direta a música de “Os Serranos – Poncho molhado”, trazendo em seu refrão e na licença poética, uma coreografia voltada a valorização da cultura do homem do campo e a agropecuária, nas músicas de entrada e saída. O histórico musical traz a jornada de tropeiros que levavam bois para o abate (os homens de preto), fazendo pensar sobre a temática que, para além de servirem para o abate, os animais tem um sentimento e pressentiriam sua sina, fato também vivenciado pelo tropeiro, em seu pensar. O DTG Poncho Verde, mesmo com uma breve história na cultura gaúcha, acumula a segunda premiação no evento, após vencer, em 2015, a Força B da mesma competição tradicionalista. O DTG Poncho Verde também foi reconhecido como o grupo mais popular.

Na categoria Força B, o CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, foi o vencedor. Além disso, a 18ª Região Tradicionalista (RT) levou para casa o troféu Marca Grande, concedido à região que conquistou prêmios em mais modalidades. Os vencedores das Danças Tradicionais Força A incluem o DTG Poncho Verde de Panambi (9ª RT), PTG Bocal de Prata de Osório (23ª RT), Ronda Charrua de Farroupilha (25ª RT), Sentinelas do Pago de Marau (7ª RT) e CTG Tiarayu de Porto Alegre (1ª RT). Na Força B, os destaques foram CTG Querência da Serra de Cruz Alta (9ª RT), CTG Estância Velha da Tradição de Santana do Livramento (18ª RT), DTG Noel Guarany de Santa Maria (13ª RT), CTG Os Desgarrados de Guaporé (11ª RT) e CTG 20 de Setembro de Santo Ângelo (3ª RT).

Além das danças, houve premiações em outras modalidades, destacando-se Vanderlei Linassi Carniel, de Passo Fundo, em 2° lugar na Viola, Miguel dos Santos Lampert também de Passo Fundo, em 3° lugar na Chula, e Nilson Arno Laabs, de Passo Fundo, como vencedor na Gaita de Boca. O CTG Sentinelas do Pago de Marau alcançou o 4° lugar geral nas Danças Tradicionais Força A.