SAFRA DE SOJA

Agro

Cooperativas tem projeção otimista de

colheita após dois anos de estiagem

As 21 cooperativas parceiras que integração a RTC – Rede Técnica Cooperativa da CCGL, estão sinalizando com a possibilidade da atual safra de soja alcançar uma das maiores produtividades dos últimos anos, muito semelhante a de 2020/2021 quando o Estado colheu um total de 20,8 milhões de toneladas. Este cenário promissor para a safra de soja 2023/2024, colocam uma expectativa bastante positiva sobre este ano agrícola, após dois anos desafiadores marcados pelas frustrações causadas pela estiagem no Rio Grande do Sul.

O trabalho de prospecção sobre as expectativas da safra está sendo anunciado pelo gerente de Pesquisa e Tecnologia do grupo CCGL, agrônomo Geomar Mateus Corassa depois de consultar os departamentos técnicos das 21 cooperativas da RTC. As condições das lavouras são animadoras, com cerca de 70% sendo classificadas como boas ou excelentes. Segundo o levantamento, atualmente, a safra 2023/24 possui potencial para superar os 23 milhões de toneladas – ou seja, cerca de dois milhões de toneladas a mais do que a melhor safra anterior.

O agrônomo e pesquisador Geomar Mateus Corassa considera que diante do fenômeno El Niño, a safra 23/24 iniciou sob a influência de adversidades climáticas, devido principalmente as chuvas intensas. De acordo com o relato dos técnicos das cooperativas da rede RTC/CCGL, a taxa de ocorrência de replantio foi 2,6%, variando de 0 a 5% nas cooperativas. Contudo, traz o levantamento que após estabelecida a cultura, o regime de chuvas vem contribuindo para o bom desenvolvimento da cultura.

As condições favoráveis em grande parte das regiões do estado, reflete na expectativa de produtividade, que segundo os dados pesquisados em nível de campo, com uma média projetada atualmente em torno de 3.549 kg/hectare, o equivalente a 59,2 sacos/ha. De acordo com as regiões que as cooperativas estão distribuídas no Estado, a planilha traz um espelho das variações em termos de colheita – que se situam entre 45 a 65 sacos/ha. Considerando o impacto fitossanitário que possa ter ocorrido em razão do excesso de umidade e a eficiência das medidas de controle pelos produtores.

Diante deste panorama, se as condições seguirem favoráveis e considerando a área de cultivo projetada pela Conab de 6,67 milhões de hectares para o RS, o agrônomo Geomar Mateus Corassa confirma que as cooperativas da rede RTC/CCGL, estão confiantes de que o Estado deverá caminhar para a sua maior safra, ultrapassando a produção obtida em 2020/21. Na sua opinião: “a superação dos desafios climáticos dos últimos anos reforça a resiliência dos agricultores e a importância da cooperação para impulsionar o setor agropecuário”.

LEGENDA FOTOS –

Foto 1 – Agrônomo Geomar Mateus Corassa, gerente de Pesquisa e Tecnologia da CCGL.

Foto 2 – Cooperativas da rede RTC/CCGL estão otimistas quando a safra de soja

Foto 3 – Estimativa de produção é bater o recorde da safra 2020/2021, acima de 23 milhões de toneladas de grãos.