A Polícia Civil de Panambi investiga um crime praticado contra um homem residente no município, que gerou prejuízo financeiro na supra de 5 mil Reais à vítima, um idoso de 72 anos. De acordo com registro policial, o homem, residente no bairro Piratini, aceitou o convite de uma garota em uma página de relacionamentos, passando a ter conversas de conteúdo sexual, trocando fotos íntimas e mensagens via WhatsApp.
Passados alguns dias e, depois de ter sido bloqueado pelo contato da suposta garota, um homem, dizendo-se ser Delegado da Polícia Federal passou a ameaçar o idoso, afirmando que (teoricamente) a jovem uma adolescente menor de idade, estando internada devido a complicações de ordem psicológica em razão dos contatos com o idoso. Ainda, que se o idoso não efetuasse o pagamento no valor solicitado, seria preso pelo crime de pedofilia.
Com medo das retaliações e ameaças extorsivas, o homem acabou efetuando uma transação financeira de 5 mil Reais via PIX a um terceiro, recebendo, após o pagamento, mais ameaças e pedidos de valores financeiros, o que lhe motivou a entrar e contato com a Delegacia de Polícia e registrar o crime. A autoridade policial irá investigar as conversas e a transação eletrônica, objetivando identificar possíveis golpistas atrelados ao golpe. Por outro lado, a Polícia Civil orienta que homens de “meia idade”, geralmente, o público-alvo dos criminosos, desconfiem de solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas que não conhecem. Ainda, que não converse por telefone com pessoas que utilizam prefixos e números desconhecidos, não compartilhe fotos íntimas pela internet (Lembre-se: pedofilia é crime!) e, caso tenha sido vítima de algum golpe, procure a Polícia Civil e registre uma ocorrência policial.