SMS oportunizou capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

Saúde

A equipe gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da Coordenadoria de Atenção Primária em Saúde, oportunizou mais uma capacitação, no dia 11 de dezembro, para todos os Agentes Comunitários de Saúde, em parceria com a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, sobre vigilância, controle ao Aedes aegypti e ações de combate à dengue.

Além dos Agentes Comunitários de Saúde de Panambi, também participaram da capacitação os servidores de Condor e Pejuçara que atuam na mesma função nos seus respectivos municípios. O treinamento foi ministrado pelo Sr. João Jorge de Los Santos Camargo, Sra. Carla Regina Daronco e Sra. Rozeli Rita Rodrigues, todos servidores lotados na 17ª CRS.

O Secretário Municipal de Saúde Romário Heitor Malheiros salienta a importância de oportunizar treinamentos e capacitações, informando que durante sua gestão os servidores e profissionais da saúde foram estimulados e tiveram suas participações viabilizadas. Também o Secretário de Saúde agradece a direção do Colégio Evangélico Panambi pela cedência do auditório do Centro Tecnológico, onde ocorreu a referida capacitação.

Os Agentes Comunitários de Saúde são fundamentais no combate à dengue, pois conhecem muito bem seu território, ou seja, as famílias e são responsáveis por identificar as necessidades da população. Pois o Agente aparece como eixo de informação e de prevenção, pois durante suas visitas, eles orientam e esclarecem os moradores sobre a eliminação de focos de água parada, bem como esclarecer acerca dos sintomas de doenças e ao detectar qualquer sinal preocupante incentivar a família a buscar atendimento junto a sua unidade de saúde.

No entanto, não somente os Agentes Comunitários de Saúde, mas todos os diferentes profissionais das Equipes Saúde da Família, tem importante papel e contribuição nas ações de Vigilância em Saúde e no controle da dengue. É preciso que as ações de combate à dengue sejam planejadas em conjunto.

A equipe gestora da SMS reitera a importância de que toda a comunidade Panambiense auxilie na prevenção a dengue evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água parada que pode se tornar possível criadouro, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.