Segundo levantamento efetuado pela servidora de carreira e Coordenadora do Setor de Agendamentos e Regulação, Jerusa Pomina de Oliveira, vinculada a Coordenadoria de Gestão em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após efetuar a compilação dos dados, constatou que no mês de junho foram efetuados 4.287 atendimentos no âmbito do Agendamento e Regulação.
No ano de 2023 foram atendidas 46.080 pessoas, uma média mensal de 3.840 pessoas, acarretando numa média diária de 175 pessoas atendidas, comparado com o ano de 2022 houve um incremento de 25% no número de atendimentos. Porém, neste ano se a média seguir neste patamar ao final do ano serão mais de 51.444 atendimentos, chegará num incremento de 11,64% em relação ao ano de 2023. Lembrando que o número de habitantes apurado no Censo do IBGE de 2022 apontou 43.515 habitantes em nossa cidade.
Conforme os Gestores da Pasta de Saúde Romário Heitor Malheiros e a Secretária Adjunta Lara Dinis da Rosa Marques, a equipe gestora está ultimando os procedimentos para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ter seus exames de imagem autorizados diretamente na recepção da sua ESF`s de referência, com a profissional recepcionista, através do Sistema Informatizado dos Serviços de Saúde (IPM). Também está em processo de conclusão a avaliação das solicitações de consultas especializadas e exames de alta complexidade pelo médico auditor da Secretaria Municipal de Saúde, através do software de gestão.
Com a conclusão desses processos de trabalho a maior parte dos pacientes e familiares não terão mais necessidade de se deslocar até o Setor de Agendamento e Regulação da Secretaria Municipal de Saúde para agendamento de exames e autorização de consultas. Diminuindo assim, o caminhar dos pacientes e aumentando a resolutividade das ESF’s e dos serviços ofertados pelo Setor de Agendamento e Regulação.