A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em alusão ao Outubro Rosa, decidiu que as 13 unidades de saúde estendessem o horário de atendimento até às 21h, nos dias definidos pela Coordenadoria de Atenção Primária, com o objetivo de oportunizar o atendimento exclusivamente para as mulheres.
Outra ação promovida pela SMS foi de abrir no sábado, dia 26 de outubro, todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) no período compreendido entre 7h 30min até às 15h 30min com atividades especiais para as mulheres. Além do atendimento médico, foram ofertados, consulta de enfermagem, odontológica, consulta com Nutricionista e Psicóloga, vacinação e acolhimento com a equipe de enfermagem, bem como auriculoterapia, massagem, rodas de conversa, palestra ministrada pelas integrantes da Liga de Combate ao Câncer, orientações sobre o combate à dengue, uso de repelentes e cuidados com medicamentos. A participação das mulheres foi considera boa, pois foi realizados 604 atendimentos.
Conforme a Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Lara Dinis da Rosa Marques e a Coordenadora da Atenção Primária Amelus Noschang Hartemink, as ações do Outubro Rosa foram bem aceitas pelo público feminino, demonstrando assim a confiança dos profissionais que trabalham na Rede Municipal de Saúde, provando tratar-se de ações dinâmicas e pontuais no que tange a saúde preventiva das mulheres panambienses.