Farmácias de Panambi e região têm falta de medicamentos

Panambi Saúde

Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos e a escassez de remédios se acentuou a partir de abril.

Os problemas no fornecimento de insumos e medicações começam a impactar a oferta de medicamentos em farmácias de Panambi, tanto na Farmácia Municipal, quanto nas farmácias privadas. A escassez de remédios se acentuou a partir de abril em todo país, entre outros motivos, por conta da guerra na Ucrânia e o lockdown na China em função do aumento de casos da Covid19. A redução da produção de IFA – que é a matéria-prima usada na produção de remédios – no país asiático acaba provocando desdobramentos em países como o Brasil, que é grande importador do produto.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi), o Brasil produz apenas 5% dos insumos utilizados na fabricação de medicamentos no país. Em Panambi, como em outros municípios da região, já se enfrenta dificuldades para encontrar antibióticos como azitromicina e amoxicilina, usados no tratamento de diversas infecções bacterianas.

O Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde – CONASEMS disponibilizou aplicativo da Assistência Farmacêutica para que os gestores possam registrar a falta de medicamentos no SUS. Secretarias de Saúde estão orientando profissionais que, quando possível, tentem prescrever outra medicação, pois há escassez evidente em todo RS.

Reportagens nas principais mídias estaduais tem informado situação recorrente de falta de alguns medicamentos tanto nas redes públicas como em grandes redes de farmácias.