Rio Grande do Sul se destaca pelo investimento na infraestrutura em estradas

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Estado investiu R$ 1 bilhão em infraestrutura, sete vezes mais do que a média anual anterior.

O Rio Grande do Sul alcançou a quinta posição no Ranking de Competitividade dos Estados em 2023, após investir anualmente R$ 1 bilhão em infraestrutura, sete vezes mais do que a média anual anterior. Isso resultou em melhorias significativas nas estradas, mas o estado ainda enfrenta desafios com o aumento de acidentes fatais, levando a um reforço nas campanhas de segurança no trânsito. Os dados são da Secretaria de Parcerias e Concessões do estado.

Advogado especialista em infraestrutura e sócio do Schuch Advogados, Marcus Pessanha, destaca que um arcabouço de infraestrutura amplo, moderno e eficiente, não é uma conquista de somente um estado ou um município, mas sim algo que beneficia regionalmente todo o país e o conjunto de estados, uma vez que seus benefícios se espalham por todos os setores da economia.

“Dessa maneira, os investimentos sejam eles públicos ou privados na expansão da rede de infraestrutura, seja ela de transporte, de telecomunicações, de energia elétrica ou da saúde, proporciona o desenvolvimento socioeconômico de todo o país”, comenta. 

Pessanha explica que a expansão da geração de empregos, o aumento da arrecadação de tributos que leva por conseguinte a melhoria da prestação de serviços públicos, aumentando as expectativas de vida e a melhoria nas condições de existência da população.

Em nota, a Secretaria de Parcerias e Concessões do estado informou que sob a responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), são 73,05 (0,71%) quilômetros de estradas duplicadas e 17,52 (0,17%) quilômetros em fase de duplicação. 

Já sob a responsabilidade da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), empresa pública que administra as estradas com pedágio pertencentes ao Estado do Rio Grande do Sul, são 68,44 (10,9%) quilômetros duplicados e outros 68,2 (10,8%) quilômetros de rodovias com terceiras pistas implantadas. (fonte: Brasil 61).