A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por iniciativa do secretário Romário Heitor Malheiros, começou a desenvolver o programa “Diálogos com as Associações de Moradores”, com o objetivo de promover um encontro com as lideranças comunitárias responsáveis pela organização e manutenção dos Centros Comunitários.
Os encontros, que poderão ser realizados no Centro Comunitário ou em outro local indicando pelas lideranças comunitárias, em dia e horário pactuado entre o Secretário e a Diretoria do bairro, visa oportunizar e compartilhar com os participantes, informações acerca dos recursos aplicados na rede municipal de saúde, bem como os serviços ofertados e como o cidadão pode acessá-los de forma correta.
A primeira reunião foi realizada no sábado (14) no Centro Comunitário do bairro Pavão e contou com a presença dos integrantes da Diretoria da Associação de Moradores, Presidente da Associação de Moradores, Sr. Valdomiro C. Vargas, Secretário Adjunto de Administração Luís Sérgio Schneider, Sra. Denise de Amorim Facchi, representando a Câmara Júnior e o Sr. João Oliveira, ex. Presidente da Associação de Moradores. Durante o encontro o Secretário Romário Heitor prestou todas as informações, dirimiu dúvidas e esclareceu como funciona cada um dos serviços prestados pela Secretaria de Saúde do município.
Conforme relato dos participantes, foi uma oportunidade ímpar, pois tiveram a experiência de dialogar diretamente com o Secretário, além da liberdade de poder apresentar sugestões e críticas construtivas com o intuito de que os serviços na área de saúde busquem a melhoria continua, sempre com o foco em atender bem o usuário.
O ex. Presidente da Associação de Moradores, Sr. João Oliveira comentou “ficamos muito felizes com a presença do Secretário Romário, pois demonstra que está preocupado em escutar as nossas reivindicações. Que bom quando as diretorias dos bairros tem vez e voz”, finalizou o líder comunitário.
Para o Secretário Romário Heitor e o Prefeito Daniel Hinnah estas iniciativas de aproximação com a comunidade se fazem necessárias, uma vez que a comunicação e a informação entre o Poder Público Municipal devem ser intensificadas, pois assim os usuários do SUS saberão como e onde buscar os devidos atendimentos.
