Secretário Marco André e Vereador Cláudio Motta representam Panambi em Brasília

Política

Em viagem a Brasília, entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março, o Secretário de Governo e Relações Institucionais Marco André Regis e o Vereador Cláudio Motta, representando respectivamente o Executivo e o Legislativo de Panambi, cumpriram agendas no Palácio do Planalto, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios e diversos órgãos federais e gabinetes de parlamentares gaúchos. 

Entre as audiências, o Secretário de Governo e o Vereador estiveram com o Ministro-Chefe das Comunicações da Presidência da República Paulo Pimenta, ao qual apresentaram demandas do município. O Ministro Paulo Pimenta, de imediato, pediu à sua assessoria para dar devido encaminhamento a Emendas Parlamentares e Convênios que Panambi tem a receber. Além disso, sendo o Ministro mais próximo do Presidente Lula, colocou-se à disposição para construir uma relação institucional propositiva e construtiva com Panambi. 

Os representantes panambienses também estiveram na Direção Geral do Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, onde pontuaram problemas das BRs 285 e 158, recebendo retorno de que ambas serão prioritárias, dada sua importância, na atual gestão.

A agenda contou ainda com uma reunião no Ministério da Saúde, onde foi possível tratar sobre uma nova estrutura em Panambi para o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. No Ministério do Planejamento, a pauta abordou a necessidade de inclusão das obras da BR 285 no Orçamento da União, demanda que foi prontamente acolhida.

Já no Ministério de Ciência e Tecnologia, foram apresentadas as diretrizes do setor e as oportunidades para incubadoras tecnológicas e outros investimentos possíveis aos municípios.

Diálogos importantes também foram estabelecidos com assessorias e deputados federais como Márcio Biolchi (MDB), Elvino José Bohn Gass (PT), Maria do Rosário (PT), Marcon (PT), e Pompeo de Mattos (PDT).  

O Secretário de Governo Marco André e o Vereador Cláudio Motta acompanharam várias agendas de uma Comitiva da Região Noroeste Colonial do Rio Grande do Sul, a qual teve apoio dos deputados estaduais Gerson Burmann (PDT) e Rafael Braga (MDB).

Na quinta-feira, dia 1º de março, o grupo obteve uma importantíssima conquista quando, em audiência no Ministério dos Transportes, o Ministro Renan Filho anunciou decisão do Governo Federal aportar mais de 200 milhões de reais para obras na BR 285 em um projeto para construção de via paralela em um trecho de Ijuí que beneficiará toda a região.