DEPUTADA FEDERAL MARIA DO ROSÁRIO (PT/RS) DESTINA EMENDA PARLAMENTAR DE 150 MIL REAIS PARA PANAMBI

Política

Em ato realizado por sistema remoto realizado na manhã do dia 25.02.2022, às 10:30 horas, aconteceu a entrega de uma Emenda parlamentar destinada pela Deputada Federal Maria do Rosário (PT/RS), para ser investida na revitalização da praça do Bairro Arco Íris em Panambi (RS). Participaram do ato o Vereador Claudio Motta (PT), Prefeito Daniel Hinnah representado pelo Secretário de Governo Marcos André Regis, Dra. Maria Manchini Rodrigues, Verônica Buss – Líder Comunitária, Ivonete Ramos – Presidente da Associação de Moradores, Mario Dessbesell, representando a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Presidente do PT de Panambi Nara Viviane Graeff e Dr. Jorge Arruda – Assessor da Bancada. Registramos ainda as lideranças do Paulo Sérgio Moreira Rodrigues – ex-Vereador PT de Panambi, Dr. José Henrique dos Santos e Rose Mery Dhein – candidata à Vereadora, que também contribuíram para a concretização dessa conquista.

Em sua manifestação o Assessor da Deputada Federal Maria do Rosário, Claudio Silva, destacou seu compromisso com a cidade de Panambi, na qual tem recebido grande apoio das lideranças. O Secretário de Governo Marco André Régis e o Diretor de Esporte e Lazer Mario Dessbesell, agradeceram a atenção da Deputada em ajudar a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores. O Vereador Claudio Motta agradeceu a destinação da emenda, dizendo que é uma grande conquista a ser comemorada, pois os moradores vinham solicitando há vários anos, tendo em vista a necessidade da revitalização da praça que é muito utilizada pela comunidade, especialmente por idosos e crianças. A revitalização vai trazer mais conforto e embelezamento para o bairro, melhorando a qualidade de vida das pessoas, numa articulação com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude e a comunidade do Bairro Arco Íris e o apoio fundamental da Deputada Federal Maria do Rosário. Os demais participantes também usaram da palavra destacando a importância do recurso para o Bairro Arco Íris, pois é um sonho antigo a revitalização, já que é um dos maiores bairros de Panambi e o espaço é o único para as pessoas ter seu lazer.

VEREADOR CLAUDIO MOTTA DESTINA 30 MIL REAIS PARA O HOSPITAL

Na manhã do dia 25.02.2022 o Vereador Claudio Motta entregou ofício comunicando a destinação do valor de 30 mil reais de emenda impositiva individual, para ser investida de forma livre, de acordo com as necessidades da Casa de Saúde.

O ofício foi entregue para o presidente do hospital Lauri Bristke e o Diretor Vilmar Scheer! Acompanhou o ato, Dr Jorge Arruda, assessor parlamentar.

VEREADOR CLAUDIO MOTTA PROPÕE A CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE  CONSTRUÇÃO  E REFORMA DE CALÇADAS

O Vereador CLAUDIO MOTTA apresentou proposição para que a Administração Municipal realize estudos objetivando a criação de um programa de construção ou recuperação de calçadas na cidade. verificamos que muitas pessoas não possuem recursos para a construção ou reforma de suas calçadas. Sabe-se que, conforme a lei, a calçada é responsabilidade do proprietário, mas visando auxiliar as pessoas que não possuem condições, requer esse legislador que a Administração Municipal determine estudos no sento de desenvolver um programa para auxiliar a cidadania nessa melhoria. Em diversas cidades do país são criados incentivos como descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e parcerias na construção de calçadas com proprietários de imóveis, com o governo municipal bancando a mão de obra e o proprietário custeando o material, o que deve facilitar a padronização dos espaços destinados aos pedestres. Com a criação do programa de construção e reforma de calçadas, o Município e os Vereadores terão possibilidade de captar recursos de outras esferas, para fins de investimentos e melhorias da mobilidade urbana. Os Vereadores também podem destinar recursos de emendas impositivas individuais ou de bancadas.

VEREADOR CLAUDIO MOTTA APRESENTA MOÇÃO DE APLAUSO AO PROFESSOR ILMO ROQUE WATTHIER

O Vereador CLAUDIO MOTTA apresentou Moção de aplauso ao Professor Ilmo Roque Watthier, pelos relevantes serviços prestados à comunidade panambiense na área da educação e do conhecimento, há mais de cinquenta anos. O professor é natural de Augusto Pestana, à época distrito de Ijuí, e radicou-se em Panambi onde após ter concluído o ensino primário em Augusto Pestana, o ensino médio na Escola de Educação Rural Assis Brasil, em Ijuí. Em 1965, depois de formado, foi contratado como professor e nomeado na Escola Estadual Rural Isolada de Linha Inhame, Panambi. Em 1969 foi contratado para atuar também, na Escola Municipal Presidente Castelo Branco, na Linha Maraney. Como o prédio estava inacabado, foi cedido um espaço pela Sociedade de Cantores Sempre Alegre, para que as aulas pudessem ser iniciadas. Com a implantação do Plano de Carreira do Magistério, não houve enquadramento para Professor Regente. Em consequência, obrigou-se a fazer um curso intensivo de férias em Julho de Castilhos, por três anos consecutivos, concluído este curso estava motivado para prosseguir os estudos, o que aconteceu na Fidene, em Ijuí, onde havia feito o vestibular para o Curso de Letras no período de férias. Em 1980, formou-se em Letras, graduação plena. Atuou no meio rural até 1983, quando foi convidado para assumir a Vice Direção da Escola Estadual José de Anchieta. Em 1985, foi eleito diretor da Escola José de Anchieta, da Zona Norte pela comunidade escolar. No meio rural atuou também, na Escola Municipal Marechal Rondon, de Linha Fiúza e Escola Municipal Madalena, de Linha Ocearu, na cidade atuou na Escola Estadual Pindorama, Escola Estadual Poncho Verde, além da já citada Escola Estadual José de Anchieta. Foi integrante fundador da primeira composição do Conselho Municipal de Educação. Foi por mais de vinte anos Secretário na Sociedade de Cantores Sempre Alegre, em Linha Maraney. Em 1983 foi eleito por professores das três Redes de Ensino como Secretário da Educação para o período de 1994 à 1997, na Gestão do Prefeito Miguel Schmitt Prym. Após a aposentadoria, dirigiu o Projeto Cooperativismo na Escola, da COTRIPAL, por seis anos. Em 2007, fundou a Casa da Memória Rural, que mantém, com recursos próprios, até esta data. Com este currículo, torna-se perfeitamente dispensável outro tipo de justificativa, restando ao Poder Legislativo de Panambi, como representante do povo, dizer um efusivo MUITO OBRIGADO, ao professor e benemérito Cidadão Panambiense ILMO ROQUE WATTHIER, reforçando que Panambi muito se orgulha, de ter sido escolhido como lugar para viver, de uma pessoa de tão grandes atributos como cidadão, um testemunho de que vale a pena lutar pelos seus ideais e, também, que é absolutamente possível progredir na vida mantendo-se sempre no seu meio. A CASA DA MEMÓRIA RURAL é um memorial para àqueles que um dia viveram na área rural e um convite ao conhecimento daqueles que sempre residiram na cidade.