A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está intensificando as investigações sobre uma série de extorsões e ameaças contra fiscais de empresas de sementes, especialmente de soja. A suspeita é que os atos criminosos visem burlar a cobrança de royalties sobre sementes geneticamente modificadas. Em um dos casos mais recentes, ocorrido em 6 de abril de 2025, em Boa Vista do Cadeado/RS, um fiscal foi ameaçado com uma arma de fogo por um produtor rural. A resposta da polícia foi imediata, resultando em buscas e apreensão de uma arma, com a identificação do agressor. Recentemente, um caso idêntico foi registrado em Alegrete/RS, sendo alvo de ação da DECRAB de Alegrete. Na ocasião, uma pistola foi apreendida em Manoel Viana/RS, reforçando o padrão de criminalidade investigado.
O incidente em Boa Vista do Cadeado envolveu um fiscal de uma grande empresa de sementes de soja. Ele estava no processo de coleta de amostras para a cobrança de royalties em um silo de armazenamento, quando foi abordado por um produtor rural. O produtor, que tentava entregar sementes piratas, reagiu com ameaças usando uma arma de fogo ao ser flagrado. A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Cruz Alta agiu rapidamente. Após investigar os fatos, foram solicitados mandados de busca ao Poder Judiciário. As ordens foram cumpridas em uma residência e em uma propriedade rural em Boa Vista do Cadeado, onde um revólver calibre .38, utilizado no crime, foi apreendido. Este é um dos pelo menos seis casos semelhantes que estão sob investigação em diferentes regiões do Estado.
O Delegado Ricardo Drum Rodrigues, titular da DECRAB de Cruz Alta/RS, reforça o compromisso: “Comprometida em resguardar a economia gaúcha e a segurança de todos os atores da cadeia agrícola, a Polícia Civil reforça sua atuação no combate à pirataria e à criminalidade no campo.”. (Adaptação NV/ Repórter Janio Fernandes)