Nesta última segunda-feira, dia 11 de novembro, Panambi celebrou a importância de seu setor agroindustrial com a inauguração de uma placa com a Lei que oficializa o título de Capital Nacional da Pós-Colheita. A cerimônia, realizada na Praça Engenheiro Walter Faulhaber, no centro da cidade, reuniu autoridades e membros da comunidade para marcar o reconhecimento do município como referência no segmento de pós-colheita de grãos no Brasil.
Esse título foi concedido pela Lei Federal nº 14.953, sancionada em 2 de setembro de 2024, e reconhece a relevância de Panambi para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras em armazenamento e processamento de grãos. Panambi se destaca no setor pela capacidade de inovar e aprimorar as técnicas pós-colheita, oferecendo soluções que impulsionam a produtividade e a qualidade da produção agrícola brasileira.
Para o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental de Panambi, Rafael Jacques de Oliveira, a placa representa mais que um marco simbólico, pois ela fortalece a identidade de Panambi como polo de excelência em agroindústria e reafirma o compromisso com o desenvolvimento rural e tecnológico. “É uma homenagem à história de Panambi e ao empenho das empresas e profissionais que contribuem para que nossa cidade se destaque nacionalmente,” afirmou.
A ocasião serviu também para valorizar a indústria e a agricultura regional e promover o setor no cenário nacional, atraindo ainda mais atenção para as práticas avançadas de pós-colheita que fazem de Panambi e seu DNA Empreendedor um modelo para outros municípios.