No dia 11 de agosto de 1983 foi fundada a Cruz Azul de Panambi. Passados 42 anos de atividades a instituição se tornou uma referência em tratamento e prevenção às drogas. No decorrer do tempo, com a ajuda da comunidade, empresas, igrejas, clubes de serviços, voluntários e equipe técnica, o trabalho foi sendo ampliado. Atualmente em uma área de 2,5 hectares e estrutura física com mais de 1.900 m² é desenvolvido amplo programa de tratamento e de prevenção. A Cruz Azul de Panambi consegue acolher/internar simultaneamente 60 pessoas.
Acolher, tratar e reinserir o dependente químico na comunidade é um trabalho desafiador, porém gratificante e de grande importância para a comunidade. A dependência química é uma doença, se tornou um grande problema social e de saúde no mundo todo.
Dentre as substâncias que causam dependência química, as mais consumidas no Brasil são o álcool, o tabaco, a maconha, a cocaína e seus derivados. O uso permanente de todas elas pode desencadear várias alterações biopsicossociais, como também pode levar o usuário à morte.
Através de parcerias, convênios e doações, a Cruz Azul consegue atender a todas as pessoas que são moradoras de Panambi de forma gratuita. Pessoas/ famílias que necessitam de ajuda, tem a disposição uma estrutura física e técnica para auxiliar sempre que necessário.
Outro trabalho importante que a Cruz Azul de Panambi realiza é a prevenção com crianças e adolescentes que acontece com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICAP). Centenas de crianças visitam a instituição anualmente onde participam de rodas de conversas onde temas relevantes são discutidos. Essas crianças e adolescentes podem presenciar o que significa um tratamento e o quanto o uso de drogas pode destruir o ser humano, seus sonhos e sua família. Outro trabalho relevante realizado pela instituição, é o cuidado com moradores de rua. O morador de rua é visitado e lhe é oferecido ajuda. Se necessário, é convidado para realizar tratamento, normalmente devido ao uso de álcool.
Pessoas que precisam de ajuda devido a dependência etílica ou de drogas ilícitas, podem ser acolhidas na Cruz Azul de Panambi para participarem do programa terapêutico. O programa oferece atendimento psicológico individual; atendimento com especialista em dependência química; aconselhamento individual; participação em psicoterapias de grupo; cursos profissionalizantes; atividades práticas inclusivas; esportes; espiritualidade; palestras temáticas/ prevenção à recaída e acompanhamento na reinserção social e no trabalho.