Associação Cavaleiros Pé no Estribo traz centelha da 76ª Chama Crioula à Panambi

Panambi

Os cavaleiros Mauro Dessbessell, Vilson Mello, Altacir Schons e Ari Moura integrantes da Associação Cavaleiros Pé no Estribo, se integraram a comitiva da 9ª Região Tradicionalista (9ª RT) que foi formada por 35 cavaleiros e cavaleiras tradicionalista da região, dirigindo-se até Caxias do Sul para 76ª Geração e Distribuição da Chama Crioula, que marca o início dos Festejos Farroupilhas. O evento aconteceu no Parque de Eventos da Festa da Uva.

A Chama Farroupilha foi criada em 7 de setembro de 1947, em Porto Alegre pelo tradicionalista Paixão Côrtes, com o objetivo de resgatar a história dos costumes, da cultura, das danças, e trajes do gaúcho. E tem nas cavalgadas uma das maiores e mais representativas ações de difusão do tradicionalista. O acender da Chama marca a contagem regressiva para o Dia 20 de Setembro, Dia do Gaúcho no Rio Grande do Sul, também conhecida como Guerra dos Farrapos (1835), sendo um marco importante na história do Estado, celebrando a identidade e a cultura gaúcha.

O acendimento da Chama Crioula aconteceu em Caxias do Sul, na 25ª Região Tradicionalista, dia 15 de agosto, e no dia seguinte dia 16 de agosto houve a distribuição da centelha para as 30 Regiões Tradicionalistas do Estado, aproximadamente 1,5 mil entre cavaleiros e cavaleiras participaram de um desfile pelas ruas de Caxias do Sul, levando a chama para o início de suas jornadas.

Nesta cavalgada destaca-se a participação de 2 mulheres, que com seus cavalos, participaram junto aos cavaleiros; ou seja, Brenda Von Grafen, 16 anos, acompanhada de seu pai Evandro Von Grafen, que cavalgou todo o percurso de ida e volta. Também participando Betina Wotrisch.