INDICADORES CRIMINAIS: Estelionatos, furtos e crimes relacionados a narcotraficância dominam os registros criminais em março

Manchete

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS (SSP) divulgou dados relativos ao mapa de indicadores criminais do Estado, relacionados ao mês de março de 2023. O estatístico tem por base as ocorrências policiais atendidas pela Brigada Militar e Polícia Civil do município, tendo por período compreendido para a análise, os dias 01 e 31 do último mês. No total, 14 indicadores compõem a divulgação oficial da SSP, representando os crimes contra a vida, de alta periculosidade e contra o patrimônio.

Conforme estatístico, no período pesquisado, foram registradas 49 60 ocorrências consumadas, apontando uma redução de 18,33% no número de crimes atendidos no mês de fevereiro, quando foram registradas 60 ocorrências policiais. A análise dos dados apresentados permite detectar a manutenção no posicionamento de crimes com o maior número de atendimentos, sendo estes, delitos relacionados aos estelionatos (22 crimes) e furtos (12 casos), e, tendência que se mantém há mais de dois anos em Panambi, registrando-se a alternância dos crimes no igual período.

Na mesma seara interpretativa, os crimes relacionados a atividade de narcotraficância mantivera-se em quantidade acima da normalidade, mantendo em estado de alerta das autoridades policiais. Em março, foram registradas 05 posses de entorpecentes e 02 prisões por tráfico de drogas. Autoridades policiais entendem que, a localização de entorpecentes de forma mais frequente em meio as abordagens no município, podem denotar uma ação mais massiva de atividades de narcotráfico, o que gera uma onda de crimes conexos a comercialização de drogas.

Ainda, no mesmo período, foram contabilizados ainda, 02 furtos de veículos, 04 roubos e 02 crimes relacionados à armas e munições. O estatístico contempla ainda os crimes relacionados a Lei Maria da Penha em nosso município, bem como os números registrados no mês de referência. Conforme estatístico da SSP/RS, em março, foram 18 ocorrências do gênero, sendo 15 ameaça à integridade física, moral ou psicológica, 05 casos de lesão corporal contra mulheres no âmbito familiar e 01 estupro.

O relatório estatístico do Governo do Estado do RS é realizado desde o ano de 2002, tendo por base um estudo mensal, visando estabelecer parâmetros para o combate à criminalidade, bem como traçar objetivos que objetivem a diminuição de crimes de maiores danos a comunidade gaúcha.