FALSIFICAÇÃO: Polícia Civil recebe denúncia de circulação de notas falsas no comércio panambiense

Manchete

            A Polícia Civil de Panambi encaminhará a Polícia Federal de Santo Ângelo/RS, um exemplar de nota falsificada de R$ 200,00, recebida por um comerciante panambiense nesta semana, durante uma transação comercial efetuada em nosso município. Conforme relatos, durante a negociação, houve tentativa de repasse de mais uma cédula do mesmo valor. Contudo, a vítima desconfiou se tratar de dinheiro falso e recusou de recebê-la. A nota, apesar de quase idêntica no formato, apresenta características de fácil percepção para quem conhece os detalhes de uma cédula verdadeira. O círculo da nota falsa é limpo e só tem a bola preta.

Na nota verdadeira esse círculo tem outros círculos que só consegue ver na claridade. Informações preliminares não confirmadas dão conta de que outros estabelecimentos comerciais teriam recebido dinheiro falso, podendo ser caracterizado um derrame de cédulas falsificadas. Qualquer dúvida ou ainda, identificação de notas de origem duvidosa deve ser notificados a autoridade policial, se possível, com a identificação dos suspeitos para apuração e investigação de atos.

O crime de falsificação de moeda está previsto no artigo 289 do Código Penal Brasileiro, que define como crime a ação de falsificar, fabricar ou alterar moeda metálica ou papel-moeda de curso legal, tanto no Brasil quanto no exterior. A pena para esse crime é de reclusão de três a doze anos, além de multa. Este crime é considerado uma ofensa à confiança pública na moeda e pode incluir diversas ações, como a importação, exportação, venda ou troca de moeda falsa.