FALSIFICAÇÃO DE MOEDA: Autoridades policiais alertam para o aumento no número de registro de notas falsificadas em Panambi

Manchete

            Nas últimas semanas, autoridades policiais de Panambi evidenciaram um significativo aumento no número de registros e apreensões de moedas e notas falsificadas em nosso município. de acordo com autoridades policiais, após a detenção de um homem em flagrante pela prática criminosa, novos casos surgiram ao longo das últimas semanas, demonstrando a reiteração da prática no comércio da “Cidade das Máquinas”, o que gera uma preocupação adicional a comunidade, em especial, aos empresários e prestadores de serviços.

            De acordo com levantamento estatístico, pelo menos três casos foram identificados na cidade, sendo dois deles, registrados em pequenos empreendimentos comerciais dos bairros Esperança e Pavão (Loteamento Alves Klasener). Autoridades seguem monitorando e investigando as práticas, objetivando coletar dados e repassar os casos para investigação da Polícia Federal de Santo Ângelo/RS.             Conforme o Banco Central, vários elementos de segurança são impressos e visíveis para dificultar a falsificação e a consequente banalização de crimes desta natureza. Entre esses elementos, o valor em numeral e a figura do animal impressa na nota, sempre aparecerão quando a nota for colocada contra a luz. Nessas mesmas circunstâncias também é possível enxergar que as partes do desenho logo abaixo de “REPÚBLICA” montam o número em valor. Outro aspecto essencial de segurança da nota é a exposição em alto relevo de alguns de seus pontos. As pessoas podem, pelo tato, sentir alguns elementos bem característicos, como a legenda “REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL”, o número e a imagem, tudo em alto relevo.