ESTELIONATOS: Falta de cuidado da comunidade e grande gama de golpes preocupa forças policiais

Manchete

O Delegado de Polícia Carlos de Anhaia Beuter revelou em entrevista a órgãos de imprensa do município, a preocupação das autoridades policiais, face a grande quantidade de crimes de estelionatos registrados em Panambi nos últimos anos. De acordo com o chefe de polícia, a grande gama de golpes, bem como, a falta de cuidados da comunidade, no que tange a conferência de dados cadastrais dos envolvidos, a promessa de lucro fácil e ainda de vantagens acima da expectativa de mercado tem causado grandes danos econômicos a vítimas de nosso município.

Conforme o Delegado, há um verdadeiro “exército de golpistas” que se utiliza, diariamente, das mídias e redes sociais para a prática de delitos, muitos deles, realizados do interior de casas prisionais no Brasil, realizando os mais diversos e variadas modalidades de estelionatos. Outra situação que inviabiliza a investigação é a engenhosidade das atividades criminosas, assim como, a utilização de diversos meios para fraudar o sistema. É o caso dos golpes nos quais há o depósito de valores via PIX, onde certidões são solicitadas pela investigação a bancos de outros Estados, ocasionando a demora de alguns meses para a obtenção de dados investigativos que possibilitem a captura de eventuais criminosos.

Neste sentido, as orientações acerca do maior cuidado ao efetuar transações via internet ou através de redes sociais ainda são a maior prevenção para evitar a prática delituosa; “O Direito Penal não está se demonstrando a ferramental ideal para evitarmos este tipo de prática delituosa. Portanto, temos que nos proteger para que não caiamos nos golpes. Essa é a melhor proteção!”, complementa Carlos Beuter, Delegado de Polícia.

Somente no ano de 2023, as autoridades policiais panambienses registraram 173 crimes de estelionatos em nosso município, o que representa 29,87% dos crimes investigados nos 11 municípios que compõem a AMUPLAN – Associação dos Municípios do Planalto Médio do RS.