ESTELIONATOS: Autoridades policiais reforçam o alerta para golpes e fraudes registrados com frequência em nosso município

Manchete

Setores de Segurança Pública permanecem atentos e preocupados com a série e diversidade de fraudes praticadas em nosso município, nos últimos meses. Em sua grande maioria, aplicados a partir de clonagens, ou ainda, de falsos anúncios em redes sociais que, até o mês de setembro, segundo relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP/RS), somavam 241 casos em Panambi, em uma média mensal de 26,7 casos.

Somente nesta semana, outros 04 casos foram somados ao estatístico investigativo, boa parte deles, vinculados a fraudes praticadas em âmbitos virtuais. Em uma suposta clonagem de aplicativo, bandidos levaram de uma vítima a supra de 1,4 mil Reais passando-se pelo genro do mesmo, através da colagem de uma foto em um perfil. Em outro caso, uma beneficiária de auxílio governamental teve os valores de seu benefício assistencial, redirecionados para a conta de terceiro não autorizado, causando um prejuízo de R$ 800,00. Um terceiro registro demonstra a ardilosidade de alguns falsários ao criar páginas falsas em nome de empresas, com imagens de panambienses, objetivando criar vínculo e confiança às vítimas. Em um último boletim de ocorrência, um panambiense, ao realizar a compra de roupas e efetuar o pagamento de R$ 724,00 ao suposto vendedor, jamais recebeu seus produtos, permanecendo com o prejuízo.

Vítimas que recebam esse tipo de abordagem devem procurar a Polícia Civil e repassar informações que auxiliem na investigação para identificar os criminosos. A recomendação é procurar a Delegacia de Polícia mais próxima e registrar boletim de ocorrências o mais rápido possível. Os casos trazidos nesta reportagem estão sob investigação, que averiguam as provas e depoimentos prestados aos policiais civis.