A Polícia Civil de Panambi investiga um caso de abandono de incapaz registrado durante este final de semana, na zona sul do município. Uma denúncia anônima levou a localização de dois adolescentes e uma criança em situações degradantes, desassistidos de qualquer assistência de responsável legal. Conforme relatório da Brigada Militar, ao deslocar-se e efetuarem a primeira abordagem, os militares tiveram duas situações iniciais a serem enfrentadas: – Primeiro, a dificuldade de localização de Conselheiros Tutelares para acompanhar o ato e; em segundo, a resistência dos menores em abrir a porta, uma vez que estavam orientados a não receber nenhum contato externo.
Ao acessarem o imóvel, os policiais localizaram três menores com idades de 15, 11 e 08 anos, amedrontados, trancados em um quarto escoro convivendo em meio a fezes de animais. Os menores foram levados para atendimento clínico e, posteriormente, encaminhados pelo Conselho Tutelar para um lar provisório.
A genitora, uma mulher de 34 anos residente no bairro Arco-Íris é investigada pelo crime de Abandono de Incapaz (quando aquele que exerce o cuidado, guarda, vigilância ou autoridade abandona aquele que é cuidado, guardado, vigiado ou exerce poder), artigo 133 do Código Penal. Relatos iniciais da ocorrência dão conta de que a responsável teria saído uma noite antes para uma “festa”, retornado ao lar, e saído novamente por volta do meio-dia. O caso está sob investigação da Polícia Civil, em acompanhamento com o procedimento do Ministério Público acerca do caso.