Nesses ultimos meses tem crescido de forma acentuada o número de suicídios em nosso município e em toda a região.
Dados estatísticos tem demonstrado que essa “tragédia” cometida a si proprio pelo ser humano não está apenas relacionada ao cotidiano difícil da vida financeira por exemplo. Tem sido grande o número de pessoas bem sucedidas financeiramente e, inclusive, graduados com formação universitária e até jovens de boa aparência que tem buscado interromper as suas próprias vidas porque encontram-se em profunda depressão. Decepcionados ou desiludidos por algum motivo adverso na vida.
Aparentemente as causas deste mal tão grave que tem se explicado como resultante de uma depressão, frustraçã… De acordo com a organização Mundial da Saúde o Brasil registra em média 13.500 suicídios por ano, o equivalente a 6,5 mortes precoces para cada 100 mil habitantes
Valdir Junior (na foto ao lado da esposa), Teólogo e Pastor Presidente da Assembleia de Deus de Panambi, fala sobre o assunto:
Encontramos registros de suicídio na bíblia. Dois casos de grande repercussão foram o do Rei Saul e de Judas Iscariotes. O primeiro registrado no Antigo Testamento. E o segundo no Novo Testamento.
Em ambos os casos a dificuldade para lidar com o sofrimento foi o que levou esses homens a cometerem suicídio. Os que passam por um sofrimento intenso devem buscar ajuda, primeiramente em Deus e também nas pessoas que estão em sua volta.
Há também pessoas habilitadas para aconselhar e cuidar de sua estrutura física, mental e espiritual (médico, psicólogo e pastor). Saul era rei de uma nação em ascensão e Judas Iscariotes um dos dose apóstolos de Jesus Cristo, no entanto suas posições não os isentaram de passar por sofrimento.
A grande necessidade é saber administrar as aflições, angústias e sofrimentos que enfrentamos. Ter fé na Palavra de Deus e por em prática seus ensinos nos capacitam a enfrentar essas agruras que fazem parte desta vida. O texto de Romanos 8.18 diz: “porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.”