O dia 16 de agosto marcou história em Panambi. Foi nesta data que em 1973, com assinatura de 355 pessoas, o CTG Tropeiro Velho era fundado, em evento que aconteceu no Salão da Comunidade Católica do Bairro Fátima. Os primeiros anos foram de muito trabalho, mas que fizeram desta entidade o que ela é hoje, rica na tradição, com os departamentos campeiro, artístico e cultural bem estruturados e representando o pioneirismo da cultura gaúcha nesta cidade.
Para escolher o nome do CTG, diversas sugestões foram trazidas e por meio de votação foi escolhido como Tropeiro Velho, em homenagem ao senhor Tiridates Oliveira Jardim, um tropeiro muito conhecido na região por todos os serviços prestados e pela profissão exercida ser tão tradicional do nosso estado. O CTG Rodeio da Saudade apadrinhou a fundação e acompanhou a entidade nos seus primeiros passos.
Em 1974 foi inaugurada a sede social, em 1991 foi inaugurada a sede campeira, inúmeros títulos foram trazidos para a cidade através das mãos de todas as patronagens que passaram pela gestão da entidade.
Para comemorar a data, no dia 12 de agosto de 2023, uma grande festa foi organizada para celebrar o aniversário da entidade. O CTG Tropeiro Velho recebeu mais de mil pessoas em uma noite de muitas comemorações e homenagens. A noite iniciou com apresentação das invernadas da casa, seguida pelo tradicional jantar. Logo após, todos os ex-patrões do CTG foram homenageados, momento em que todos os seus feitos foram mencionados e os grandes trabalhos realizados pela entidade. Em seguida, foi inaugurada a Galeria de Ex-patrões, com fotografias de todos que já estiveram a frente do CTG Tropeiro Velho.
Para fechar a noite de apresentações, uma grande invernada formada por ex-dançarinos de todas as épocas fez a sua apresentação, trazendo para o tablado músicas tradicionais e unindo todas as gerações do CTG Tropeiro Velho. No palco, a banda era formada por diferentes gerações de músicos, que também embalaram as invernadas da entidade em todas as apresentações ao longo dos anos.
A noite seguiu com baile animado pelo grupo Os Serranos, fechando com chave de ouro o evento. Mas, as homenagens e comemorações seguiram durante a semana, quando o CTG recebeu o convite para participar da Sessão Solene na Câmara de Vereadores no dia em que completava seus 50 anos, 16 de agosto de 2023. Na oportunidade, os vereadores prestaram suas homenagens ao CTG e agradeceram por todos os serviços prestados para a cultura gaúcha.
“Enquanto patrão, é um orgulho imenso poder comemorar os 50 anos do CTG Tropeiro Velho a frente da entidade. Desde muito pequeno, pude acompanhar a história desta entidade, aprendi a dançar nesta casa e hoje seguimos o legado daqueles que tanto nos ensinaram ao longo desta jornada. Que no futuro possamos continuar levando o nome do Tropeiro para todos os cantos do país e cultivando nossa tradição com empenho e orgulho”, disse o atual patrão do CTG Tropeiro Velho, Fabio Breitenbach Baal.
Os próximos eventos, que seguem comemorando os 50 anos da entidade, acontecem em setembro, com a Missa Crioula no dia 17/09 e o grande desfile farroupilha no dia 20/09, com almoço e show com o grupo Rodeio.



