Evento oficial marca o início das festividades do ”Ano da Imigração Alemã” em Panambi

Evidência

A Administração Municipal promoveu um evento para marcar a abertura do ”Ano da Imigração Alemã”. A programação ocorreu no Centro Cultural 25 de Julho, no final da semana passada, no dia 29 de junho.

O ato festivo contou com a participação de autoridades, lideranças e grupos representativos da riqueza cultural herdada dos colonizadores, a qual continua se desenvolvendo na diversidade étnica e cultural que hoje constitui Panambi.

Os pronunciamentos oficiais ficaram a cargo do Presidente da Câmara de Vereadores, André Dieter Klos, da Secretária de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida e do Prefeito Daniel Hinnah, que ressaltaram valores trazidos pelos imigrantes e que ainda hoje balizam a condução do Município, como o trabalho, a educação e a cultura. Como destacou o Prefeito Daniel, “somos um povo exigente”, o que nos conduz sempre na busca da excelência no que fazemos.

A mensagem de fé foi conduzida pelo pastor Elton Klein, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. A história da Comunidade de Panambi remonta aos primórdios da colonização do Município, sendo que teve início no primeiro domingo de advento de 30/11/1902, quando ocorreu o primeiro culto, com a presença de 180 pessoas. A pregação na data foi realizada pelo pastor Hermann Faulhaber, no Barracão do Imigrante.

A noite de Abertura do Ano da Imigração transcorreu ainda com diversas apresentações artísticas, sendo a primeira da Banda Sesquicentenário, que foi criada no de 1974, para celebrar os 150 anos, ou seja, o sesquicentenário do desembarque do primeiro grupo de colonos alemães, vindos da Alemanha para o Rio Grande do Sul.

A Associação Cultural de Danças Folclóricas Alemãs Blaue Schmetterling, um departamento do Centro Cultural 25 de Julho, com três Grupos de Danças, totalizando quase 60 integrantes, alegrou a todos com seu figurino e suas danças típicas.

Outra presença de destaque foi a do Coral Doppelquartet, com duas belas músicas, sob a regência do Maestro Elíbio Schutz. O coro masculino foi fundado em 26 de abril de 1946, por oito cantores e mais um regente, devido a isso a denominação quarteto duplo-Doppelquartet. Esse coral também é um departamento do Centro Cultural 25 de Julho.

Durante a programação foi apresentado o Selo da Imigração Alemã. Esse foi escolhido através de um concurso (Edital 08/2023) que incentivou a criação de uma marca para as comemorações. Foram premiados três projetos cujos autores são:  em 3º lugar, Camila Hoher Soares; em2º lugar, Thomas Gustavo Windmöller; e em 1º lugar, Anusca Pflüger.

Sobre seu projeto, Anusca Pflüger disse o seguinte: “Ao criar o selo, procurei usar elementos que remetessem à cultura alemã, ao Brasil e a Panambi, foi então que achei legal usar o mapa do Brasil com as cores da bandeira alemã, uma casa com traços da arquitetura alemã que remete a local de moradia, além de um casal alemão que é o início da família, que posteriormente cresce e se multiplica. Fiz questão de colocar o casal em uma posição mais ou menos onde fica Panambi no mapa, e claro que para termos total ligação com nossa cidade não poderia faltar a borboleta azul, esta que também está indo em direção a Panambi no mapa! E para completar coloquei a escrita falando dos anos na imigração”.

O Selo Comemorativo aprovado em primeiro lugar passa a compor com destaque todos os materiais de divulgação das Ações Comemorativas Municipais dos 200 Anos da Imigração Alemã para o Brasil e dos 125 Anos da Imigração Alemã para Panambi.

Como integrante da Comissão Organizadora do Ano da Imigração, a Unijuí prestou uma homenagem a Panambi pelos 125 anos de Imigração Alemã, através de um vídeo que foi apresentado durante o evento de abertura do calendário.

As primeiras atividades do Calendário do Ano da Imigração foram apresentadas pelos representantes das instituições, sendo:

30/06 – Encore, organizado pelo Colégio Evangélico de Panambi, divulgado pelo Diretor Alexandre Brust;

1º a 31/07 – 6º Festival do Käsekuchen, organizado pela SDE e pela Aprokas, com divulgação realizada pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira, e pela Presidente da Aprokas (Associação dos Produtores de Käsekuchen de Panambi), Heda Wanda de Britto;

12/07- Certificação do Projeto de Extensão English e Deutsch para crianças – Instituto Federal Farroupilha;

Julho de 2023 a Julho de 2024 – Exposição Temporária na MAHP – Exposição temporária dos 125 anos da imigração alemã em Panambi;

06/07 a 01/08 – Ciclo de Palestras do Mês da Imigração Alemã, preparadas pela Coordenadoria de Turismo da SDE:

6/7 – 14h – Bruno Wehrmann – EEEM Pindorama – Panambi: de década a década/Os nomes de Panambi;

10/7 – 19h30 – Paulo Rogério Friedrichs Adam – EEEM Paulo Freire – Selbstschutz: Associativismo Colonial e Sociedades de Autodefesa;

14/7 – 19h30 – Rosane Márcia Neumann – EEEM José de Anchieta –Imigrações e Colonização: o Caso de Panambi;

18/7 – 8h30 – Denise Verbes Schmidt – EEEB Poncho Verde – Vitórias que Ocultam Abdicações: a biografia de imigrante alemã;

01/08 – 19h30 – Alexandre Brust – Colégio Evangélico Panambi – O Colégio Evangélico e sua relação com a história de Panambi;

23/07 – Festa do Motorista – no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt;

24 a 27/07 – Inauguração da Rua Coberta – com diversas atrações que em breve serão divulgadas, sendo um evento da Prefeitura de Panambi;

25/07 – Festa do Colono, do Colono e do Motorista – Linha Rincão Frente;

25/07 – Café Colonial do Centro Cultural 25 de Julho, divulgado pela Presidente Lizardi Beatriz Von Mühlen Dahmer, que falou sobre os diversos departamentos do Clube e a importância do Ano da Imigração, além de destacar a participação do Centro Cultural na preservação da história e da cultura dos imigrantes;

26 a 28/07 – Oficinas Culturais de Inverno, estando previstas oficinas de fotografia, cinema,  teatro, gastronomia (käsekuchen) e o encerramento no CTG Tropeiro Velho, com diversas apresentações artísticas. Essa programação foi divulgada pela Secretária Iara Cadore Dallabrida, juntamente com a Coordenadora de Cultura Elis Regina Bayer.

Por fim, foi servido um coquetel cujo cardápio de produtos típicos da gastronomia alemã foi pensado para demonstrar o potencial gastronômico herdado dos antepassados e que se destaca nas padarias locais.

A Comissão Organizadora do Ano da Imigração Alemã em Panambi agradece ao público que lotou as dependências do Centro Cultural 25 de Julho, a todos que se apresentaram, a Aprokas e a Padaria Nina pelo patrocínio parcial do coquetel e especialmente ao Centro Cultural 25 de Julho pela parceria na realização do evento.