Parceria Universidade-Empresa: Projeto de desenvolvimento de sistema e aplicativo é concluído com sucesso

Educação

No dia 18 de julho, a Unijuí – Campus Panambi foi palco do evento de encerramento do projeto “Desenvolvimento de um sistema e de um aplicativo para a realização de checklists”, iniciativa realizada por meio de uma parceria estratégica entre a Fidene/Unijuí, a empresa Kepler Weber Industrial e a Infinitum Tecnologia e Inovação (graduada na Criatec Unijuí).

Durante o encontro, foi apresentado oficialmente o produto final do projeto: o CheckList Kepler, sistema desenvolvido para otimizar processos internos da empresa parceira. A apresentação foi realizada pelo diretor da Infinitum, Janiel Ceretta Foletto, pelo analista da Kepler, Átila Cordeiro Biolchi, e pelo coordenador de Reposição e Serviços da Kepler, Diego Moreira Paiva. Participaram, ainda, do desenvolvimento do produto, os analistas da Kepler, Andreas Legowski Strucker e Guilherme Hirsch Ramos. Pela Unijuí, coordenou a iniciativa o professor Marcos Ronaldo Melo Cavalheiro.

No evento, estiveram presentes analistas e gestores da Kepler Weber, de forma presencial e remota; o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Daniel Knebel Baggio, e o coordenador da Unijuí – Campus Panambi, Paulo Cesar Mayer. O momento também contou a presença de representante da Agit/Unijuí, que acompanhou a execução do projeto, e de convidados do ecossistema de inovação de Panambi e bolsistas vinculados ao programa Inova/RS, que puderam conhecer o case e seus resultados.

O projeto foi idealizado como resposta a uma demanda concreta do setor produtivo, e sua execução envolveu equipes multidisciplinares, conjugando inovação tecnológica, pesquisa aplicada e formação profissional. O resultado foi um sistema funcional, validado e já em uso, evidenciando o potencial das parcerias universidade-empresa para o desenvolvimento regional.

Conforme destacou a equipe envolvida, o desafio foi proposto, aceito e executado com sucesso, demonstrando que esse modelo de cooperação é eficiente, aderente às necessidades do setor produtivo e altamente recomendável para futuros projetos.

A solução segue agora para registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI e avança com o desenvolvimento de melhorias constantes; integração estratégica com os sistemas ERP, CRM e outros; desenvolvimento de novos módulos e ampliação de uso para outras áreas da empresa. (fonte: Ascom Sefaz).