A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Panambi é responsável pelo desenvolvimento escolar de aproximadamente 5 mil alunos matriculados em 22 escolas que compõem a Rede Municipal. Destas escolas, 10 atendem o Ensino Fundamental, totalizando 3033 alunos no ano que encerrou.
A Administração Municipal, através da SMEC, tem realizado investimentos em infraestrutura, pessoas, projetos de contraturno do Programa SABERES, materiais didáticos, recursos tecnológicos, uniformes escolares, dentre outros, a fim de qualificar cada vez mais a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, verificou-se um dado positivo que merece ser compartilhado: o número de alunos aprovados no Ensino Fundamental em 2023 foi de 2872, totalizando 95,2% dos matriculados. Este percentual destaca-se em comparação ao ano de 2022, que aprovou 89,4% dos alunos.
Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida, “o conhecimento e posicionamento da Secretaria de Educação aceita a reprovação como necessária em determinados casos, e não houve orientação da SMEC contrariando reprovações nas escolas ou interferindo nas notas de avaliações. Portanto, o resultado é fruto de um trabalho que está acontecendo em cada sala de aula e espaço educativo, nos projetos e atividades que oferecemos, e todos os profissionais da Educação são merecedores das transformações positivas que estamos vivenciando. Nosso foco é e deve ser o desenvolvimento do aluno.”
Para o Prefeito Daniel Hinnah “os dados mostram que temos um planejamento focado e confirmam que as ações não podem ser pontuais. Políticas continuadas trazem resultados que potencializam o desenvolvimento dos nossos alunos, e consequentemente, para nosso município.”