Educação: Rede Municipal terá melhorias no controle de presença dos alunos

Educação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura está inovando em mais uma uma ação: desta vez, o objetivo é diminuir o afastamento ou abandono escolar de alunos, através do monitoramento da frequência em tempo real.

O projeto, já em atividade nas escolas, consiste no acompanhamento das chamadas de todos os professores, semanalmente, a fim de identificar as faltas dos alunos. Ao faltar três vezes sem apresentar atestado médico, o nome do aluno será adicionado a um protocolo de acompanhamento, que inclui ligação e visitação na residência da família, a fim de identificar o motivo das faltas e orientar a reinserção do aluno na escola. Casos suspeitos poderão ser encaminhados à Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, mediante registro específico no protocolo.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Iara Cadore Dallabrida, “monitorar a frequência escolar também acaba sendo uma responsabilidade da Secretaria, pois os pais precisam ser alertados o quanto antes sobre as faltas escolares dos filhos e as consequências que elas trazem para o aprendizado deles. Não podemos deixar para avisar as famílias somente ao final do ano, quando já pode ser tarde demais. A Lei 9.394/1996 orienta a obrigatoriedade de 75% de presença dos alunos de Ensino Fundamental na escola, e somos responsáveis, junto às famílias, por este cumprimento.”, concluiu a Secretária Iara.

Em 2023, a ação será realizada com as escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal, e terá como responsáveis a Assistente Social Luciana Von Ende e a Coordenadora Andrieli Simonini.

Destaca-se a importância do trabalho do professor que preencherá em tempo real a chamada que, sendo enviada diretamente ao sistema, poderá ser acessada imediatamente pelas coordenadoras da ação de monitoramento.