Cursos da Unijuí realizam ações incentivando o cuidado com a saúde do coração

Educação

Com o objetivo de incentivar a comunidade a prevenir doenças e cuidados com a saúde cardiovascular, a Unijuí promoveu diversas ações através dos seus cursos de Graduação e Pós-Graduação. As atividades ocorreram ao longo da Semana do Coração, no início de outubro, e foram realizadas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, pelo Projeto de Extensão Educação em Saúde, e pelos cursos de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Fisioterapia.

Ao longo da Semana, foram feitas ações de verificação da pressão arterial, testes de glicemia, orientações de saúde cardiovascular, rodas de conversas, palestras e exercícios supervisionados. Entre os temas trabalhados estiveram:  doenças cardiovasculares, estratégias para a diminuição do sal na alimentação e suplementos fitoterápicos que auxiliam na saúde do coração.

Segundo a professora do PPGAIS, Eliane Winkelmann, a Semana do Coração é uma atividade de extensão promovida em estágios e disciplinas práticas onde os acadêmicos realizaram ações de educação em saúde nos seus locais de atuação. “Isto potencializa os esforços em diferentes frentes para a população. Além disso, os pacientes têm a oportunidade de refletir sobre o cuidado com a saúde do coração e, ao mesmo tempo, permite que os estudantes e futuros profissionais, possam fazer atividades preventivas de saúde.

Universidade fecha parceria com o Banco Virtual de Sangue para incentivar doações – A Unijuí recebeu nesta terça-feira, 29 de outubro, a visita do idealizador do Banco Virtual de Sangue, Ricardo Nunes. A plataforma tem como objetivo reunir voluntários e fazer com que as pessoas que estão necessitando de doação de sangue encontrem com mais facilidade doadores próximos e compatíveis. Dessa forma, através do site, www.bancodesanguevirtual.com.br, é possível conectar doadores de todo o Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, o reitor da Universidade, professor Dieter Rugard Siedenberg, manifestou apoio. “É uma causa nobre que procura ajudar pessoas em necessidade, situação que por vezes é aflitiva. Nós entendemos que sim, é uma campanha que vale a pena se engajar. O Banco de Sangue Virtual  conta com a tecnologia e isso facilita o acesso além de possibilitar mais agilidade para atender às pessoas que precisam de sangue”, destacou.

A parceria se dará através do incentivo à comunidade acadêmica para que todos, sejam eles professores, técnicos e/ou estudantes, possam se cadastrar. “Para isso, a Unijuí fará uma campanha de divulgação, fornecendo todas as informações sobre o processo tanto de forma interna quanto externa. Também haverá o apoio por parte da Rádio Unijuí FM na divulgação, para que toda a comunidade possa colaborar”, pontuou o reitor. (fonte: Unidade de Jornalismo da Unijui).