Estimular o aprendizado por meio de estratégias metodológicas e projetos inovadores é um dos pilares da Criatec, que busca promover a inovação e o empreendedorismo também entre os estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e para a realização de ações positivas e efetivas junto às comunidades de Ijuí e região. Com esse propósito, a Criatec realizou, nos dias 22 de maio e 2 de junho, dois importantes workshops com acadêmicos da Unijuí.
O primeiro, voltado aos estudantes da disciplina de Empreendedorismo, ministrada pela professora Marisandra Casali, teve como foco o Modelo de Negócios Canvas. Essa metodologia, composta por nove blocos, permite estruturar ideias de forma simplificada, estratégica e eficaz, facilitando o desenvolvimento de novos negócios.
Na ocasião, a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, deu início às atividades apresentando a incubadora, suas iniciativas, projetos e sua relevância no ecossistema de inovação. Em seguida, Arthur Matter, proprietário da Digit Company, compartilhou sua trajetória como empreendedor e ex-incubado da Criatec, destacando os diferenciais da empresa no mercado. Por fim, Juliana Capssa Sausen, gestora de Inovação e Tecnologia do Programa Startup Lab – Região Noroeste e Missões, conduziu o workshop sobre o Modelo Canvas, com explicações práticas e exemplos de aplicação. Após a explanação, os estudantes foram divididos em grupos para estruturar e apresentar seus próprios modelos de negócios.
Já no dia 2 de junho, foi realizado o segundo workshop, desta vez sobre Pitch, voltado aos estudantes do Projeto Integrador do Núcleo Comum da Saúde, sob orientação da professora Eila Maria Libardoni. A oficina teve início com a participação do diretor da agência Portinário, João Pedro Kelm, que abordou a temática “Comunicação de Alto Impacto: Ferramentas Práticas e Teóricas”, destacando a importância da comunicação e compartilhando dicas valiosas para apresentações de trabalhos, projetos e pitchs. Na sequência, Juliana Capssa Sausen apresentou um passo a passo para a elaboração e apresentação de pitchs, orientando os grupos na construção e exposição de seus projetos previamente desenvolvidos.
As oficinas reforçam o compromisso da Criatec com a formação empreendedora e a promoção da inovação no ambiente universitário, conectando teoria e prática de forma dinâmica, inspiradora e transformadora.(fonte: Unidade de Jornalismo da Unijui).