Atualização dos Documentos Escolares na Rede Municipal de Educação de Panambi

Educação

Em 2023, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC – deu um importante passo em direção à atualização da documentação das escolas da Rede Municipal de Ensino: a Proposta Pedagógica e o Regimento Escolar. Este processo de reescrita, que envolveu a participação ativa da comunidade escolar e da equipe gestora das instituições, teve como objetivo não só atualizar os documentos, mas também atender às necessidades e expectativas de todos os envolvidos no ambiente educacional.

A Secretária Municipal de Educação, Iara Cadore Dallabrida, adaptou o texto de abertura que escreveu na Proposta: “nenhum GPS é favorável ao motorista que não sabe o destino aonde quer chegar. A proposta Pedagógica faz parte deste destino, dessa definição de o que queremos da nossa Educação em Panambi”.

Dentre as principais edições na proposta, destacam-se a revisão dos objetivos de aprendizagem, a diversificação das estratégias de ensino e a definição clara dos direitos e deveres de todos os participantes do processo educativo. O novo regimento também busca estabelecer um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os estudantes e profissionais da educação, promovendo assim um espaço propício ao aprendizado e à convivência harmoniosa.

“Ao longo do processo, enfrentamos desafios, mas foi muito gratificante. Acreditamos que a contribuição da comunidade é fundamental para a criação de um ambiente escolar mais igualitário e democrático. Os novos documentos refletem não só as diretrizes educacionais, mas também as particularidades de cada escola”, comentou a Comissão responsável pelo projeto na SMEC.

Com esses novos documentos, Panambi não só aprimora suas diretrizes, mas também reafirma seu compromisso com um futuro educacional mais colaborativo e inovador.

As Propostas Pedagógicas e os Regimentos Escolares foram recentemente aprovados pelo Conselho Municipal de Educação, evidenciando o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e a adequação às diretrizes educacionais.