Alimentação Escolar: encontro debate ampliação da agricultura familiar local nos cardápios

Agro

Na tarde desta terça-feira, dia 12 de novembro, ocorreu no auditório da SMEC uma reunião sobre a alimentação escolar e a compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar local. Na reunião estiveram presentes representantes da EMATER, produtores rurais do município de Panambi e Setor de Alimentação Escolar da SMEC.

A reunião teve como objetivo informar e esclarecer dúvidas sobre as normas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da Resolução n°06/2020. As nutricionistas do PNAE apresentaram o cardápio escolar e como esse é elaborado a fim de cumprir com as normas do Programa. Foram analisados os alimentos já adquiridos da agricultura familiar e realizado um levantamento, em parceria com a EMATER de demandas de produtos que podem ser produzidos e entregues via chamada pública por produtores locais.

Os cardápios elaborados para as escolas da Rede Municipal de Ensino seguem as legislações do PNAE e prezam pela diversidade de alimentos in natura e minimamente processados, tendo como prioridade a produção local. Do total do recurso financeiro repassados pelo Governo Federal através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações. No município a aquisição chega próximo da totalidade do recurso do FNDE, o que contribui para que os alunos recebam alimentos frescos e de qualidade, ao mesmo tempo que promove a produção e geração de renda local.