IJUÍ: DRACO captura líder de organização criminosa foragido da justiça

Manchete

Em uma operação conjunta que demonstra a força da colaboração entre as unidades da Polícia Civil, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Ijuí, em conjunto com a DRACO de Cruz Alta, prendeu um homem de 33 anos, considerado foragido da Justiça e apontado como o principal líder de uma complexa organização criminosa. O grupo criminoso atuava fortemente no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro, com ramificações em Cruz Alta e em toda a região. A prisão é um desdobramento direto da Operação REMAP, deflagrada em abril deste ano pela DRACO de Cruz Alta. O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara Estadual de Processos e Julgamento dos crimes de Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro de Porto Alegre.

As investigações atribuem ao capturado a liderança de um esquema que teria sido responsável pela movimentação de mais de cem quilos de cocaína e uma quantidade expressiva de drogas sintéticas na região. Além disso, ele é apontado como o mentor de uma estrutura dedicada à lavagem de dinheiro na cidade de Cruz Alta.

Graças à troca de informações estratégicas e a um minucioso trabalho de monitoramento, que abrangeu municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, as equipes da DRACO conseguiram localizar o foragido. Ele foi encontrado e preso em um apartamento localizado no centro de Ijuí, onde se encontrava escondido, possivelmente com o auxílio de sua companheira. Após a realização dos procedimentos legais necessários, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça para responder pelas acusações. (DRACO/ PC-RS).