PANAMBIPREV apura um aumento do saldo financeiro de mais de R$ 120 milhões de reais nos últimos 5 anos

Política

PanambiPrev – Autarquia Municipal de Previdência dos Servidores Municipais de Panambi – no início do ano de 2017, quando a atual administração assumiu o mandato, possuía um saldo financeiro de R$ 141.615.900,77 (31/12/2016).

Transcorridos 5 anos, o saldo financeiro ultrapassou a cifra de 261 milhões de reais. Portanto, um aumento no saldo financeiro de mais de 120 milhões aos cofres do PanambiPrev.

Outro dado de grande relevância é o número de aposentados e pensionistas. Em 31/12/2016 eram 100 aposentados e 41 pensionistas; passados 5 anos, este numero passou para 266 aposentados e 65 pensionistas, ou seja, 190 novos beneficiados nos últimos cinco anos.

Salienta-se que mesmo com o significativo aumento de benefícios concedidos durante este período, 190 novos benefícios, totalizando um aumento de 135%, o que acarreta numa despesa mensal maior ao fundo para saldar os benefícios, mesmo assim, o saldo financeiro do PanambiPrev aumentou 120 milhões no último quinquênio.

As arrecadações que fazem frente ao fundo do PanambiPrev, resumem-se na contribuição patronal que é de 16,74%, a cota do servidor que é de 14% e a cota suplementar aportada pelo município para recuperar o passivo atuarial que é de mais 6,74%, totalizando o percentual mensal de 37,48%. Além dos percentuais de contribuição citados, os valores são aplicados em fundos de investimentos, havendo rendimentos mensais que ajudam alavancar o saldo existente. Os valores estão aplicados conforme legislação vigente e política de investimentos do PanambiPrev.  

Segundo o Diretor Geral do PanambiPrev, Sr. Marcelo Winterfeld, os repasses mensais estão sendo realizados rigorosamente em dia pelo Poder Executivo Municipal de Panambi, inclusive os pagamentos mensais dos parcelamentos realizados pela atual administração e o PanambiPrev, que visa recompor os cofres do Instituto Municipal, de valores que foram devolvidos pela Autarquia ao Poder Executivo no final do ano de 2016, devolução esta considerada indevida na época segundo entendimento do Ministério da Previdência.

A seriedade da gestão e a responsabilidade com o dinheiro público garantem resultados favoráveis em prol da Autarquia municipal, o que garantirá no presente e no futuro o pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores municipais vinculados ao PanambiPrev.