Professores de Matemática e Ciências da Natureza participam de encontro nacional em Panambi

Educação

Colégio Evangélico Panambi sediou evento nos dias 14 e 15 de junho.

“Desafios e descobertas: explorando a interconexão entre Ciências da Natureza, Matemática e um mundo em transformação” foi o tema central do Encontro Nacional de Professores de Matemática e Ciências da Natureza. A programação integra o calendário de eventos da Rede Sinodal de Educação (RSE) e ocorreu na semana passada, nos dias 14 e 15 de junho, no Colégio Evangélico Panambi (CEP), na cidade de Panambi/RS.

O encontro reuniu 140 profissionais da educação e teve por objetivo a formação continuada dos professores, contribuindo para o aperfeiçoamento do fazer pedagógico. O programa do evento contou com ciclo de palestras, entre elas “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”, com o professor Idelfranio Moreira de Sousa, gerente de Ensino e Inovações Educacionais do SAS Plataforma de Educação; e “O que há de exato nas Exatas?”, com o professor Thiago Dutra de Araújo, do Sistema Anglo de Ensino.

Oficinas também oportunizaram muita troca de conhecimento: “Situações cotidianas socioambientais: ilustrando intervenções pedagógicas propositivas para potencializar o protagonismo de estudantes e professores”, com a professora Dra. Adriana Canova Motter e a professora Ma. Vera Beatriz Pinto Zimmermann Weber (SETREM); “O uso de textos científicos com enfoque na história das Ciências”, com a professora Dra. Fabiane de Andrade Leite e a professora Dra. Judite Scherer Wenzel (UFFS – Cerro Largo); “Elaboração de itens modelo ENEM: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla (Sistema de Ensino Poliedro); “Elaboração de itens modelo ENEM: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro); “Matemática e a Interdisciplinaridade: possibilidades de ensino e aprendizagem”, com a professora Dra. Cátia Maria Nehring, a professora Dra. Luana Henrichsen e a professora Ma. Viviane Roncaglio (UNIJUÍ); “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Matemática”, com o professor Lucas de Campos Mello e o professor Guilherme Abdalla (Sistema de Ensino Poliedro); e “Construindo uma sequência didática com base em habilidades e competências: Ciências da Natureza”, com o professor Jeová Bastos e a professora Luciana Timoszczuk (Sistema de Ensino Poliedro).

As atividades ainda tiveram visitação às instalações do educandário; jantar de confraternização; momento cultural com apresentação do Conjunto Instrumental e Coro Cênico do CEP; compartilhamentos da Rede Sinodal de Educação por região, com apresentação do Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho/RS (Região Missões); Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado/RS (Região Centro); Colégio Sinodal da Paz, de Novo Hamburgo/RS (Região Meridional); e Colégio Cônsul Carlos Renaux, de Brusque/SC (Região Setentrional).

O encerramento do evento teve a mediação “O que levamos para as nossas escolas?”, com a coordenadora Pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, que valorizou a oportunidade de trocas por meio das vivências, ampliando o repertório dos professores para criarem novas estratégias para pensar e ensinar. “Destaque para quatro expressões que estiveram presentes ao longo dos dois dias: criatividade, problemas complexos, ondas de inovação e dados. Criatividade para resolver os problemas complexos que se apresentam na vida cotidiana, identificar e compreender as ondas de inovação e o impacto que causam nas nossas vidas e, por fim, a importância dos dados para desenvolver estratégias de aprendizagem. Como professores, precisamos aprender a lidar com uma das principais dores existenciais da humanidade: superar a aceleração da obsolescência de habilidades, uma vez que o conhecimento está disponível hoje para além da escola”, frisou Renati. (Texto: Leandro Augusto Hamester).