INDICADORES CRIMINAIS: Enchentes e chuvas no RS provocam redução da criminalidade durante o mês de maio, inclusive Panambi

Policial

            A Secretaria Estadual de Segurança Pública do RS (SSP) divulgou na última semana junto ao seu site institucional, dados relativos ao mapa de indicadores criminais do Estado, relacionados ao mês de maio de 2024. O estatístico tem por base as ocorrências atendidas pela Brigada Militar e Polícia Civil do município, tendo por período compreendido para a análise, os dias 01 e 31 do último mês. No total, 14 indicadores compõem a divulgação oficial da SSP, representando os crimes contra a vida, de alta periculosidade e contra o patrimônio.

            Conforme estatístico, o ano quinto mês do ano sofreu influência direta das instabilidades e da tragédia climática que assolou todo o Estado do Rio Grande do Sul, causando forçada redução no registro de ocorrências, inclusive, em cidades fora do epicentro das enchentes, caso de Panambi. No período pesquisado, foram registradas 32 ocorrências consumadas, o que revela um aumento percentual de 31.91% no número de casos registrados em Panambi, no comparativo com o mês de abril, quando foram atendidas 47 ocorrências policiais.             Outrossim, nem mesmo a tragédia climática gaúcha foi capaz de alterar a alternância no posicionamento de crimes com o maior número de atendimentos, sendo estes, delitos relacionados aos estelionatos (15 crimes) e furtos (13 casos). Em maio, foram registradas ainda, 02 registros de tráfico de entorpecentes, 01 posses de drogas e 01 abigeato. O estatístico do Governo do Estado do RS é realizado há 21 anos, com base em estudo mensal, visando estabelecer parâmetros para o combate à criminalidade, bem como traçar objetivos que objetivem a diminuição de crimes de maiores danos a comunidade gaúcha.