Em Brasília, prefeito Daniel acompanha Famurs na defesa da produção leiteira no RS

Política

Diante do cenário preocupante, gestores buscam alternativas para driblar crise para evitar extinção da cadeia produtiva no estado.

Duas agendas na manhã desta segunda-feira (11), em Brasília, deram continuidade à mobilização de prefeitos e lideranças em defesa da produção leiteira no RS e cadeia produtiva direta e indiretamente afetada.

A primeira audiência, no Palácio do Planalto, teve a recepção do Secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, ao presidente da Famurs, Luciano Orsi (prefeito de Campo Bom), ao prefeito de Panambi, Daniel Hinnah, vice prefeita de Santo Cristo, Loreci Finger Riewe, secretário de Agricultura de Fortaleza dos Valos,  Giancarlo Rubin, e do produtor Cleiton Giovani Engel, presidente da Comissão de Crise da Produção de Santo Cristo. Os resultados do Encontro de lideranças municipalistas em defesa da produção leiteira no RS que ocorreu em Porto Alegre no dia 13 de novembro deste ano.

Logo após, por intermédio da Secretaria Nacional de Assuntos Federativos, a comitiva liderada pelo prefeito Daniel Hinnah teve audiência no MAPA – Ministério da Agricultura e Pecuária, onde uma relação de 12 pleitos foram apresentados, como medidas que podem ser soluções para a competitividade da produção leiteira e as consequências dessa crise na cadeia produtiva do leite para a economia gaúcha. Uma equipe de profissionais do MAPA analisou os pleitos e ações serão encaminhadas pois a “situação da produção leiteira está na pauta do Governo, tendo sido tratada em reunião ministerial liderada pelo vice presidente Geraldo Alckmin nos últimos dias”, informou o Secretário de Política Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo.