Do martelo à impressora 3D:  alunos da Rede Municipal têm oportunidades no Programa SABERES

Panambi

Desde 2022, a Administração Municipal oferece, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, um Programa que busca desenvolver a formação de pessoas: o Programa SABERES.

No que se refere a alunos da Rede Municipal, o SABERES busca ofertar oportunidades através de projetos em contraturno escolar, ou seja, no horário em que os alunos não estão na escolas. Atualmente, são 1090 crianças e adolescentes atendidos.

Um dos projetos que chama a atenção é o Despertar Tecnológico, que atende alunos de 9° anos do Ensino Fundamental e acontece no SENAI. Nele, os alunos aprendem a construírem protótipos e projetos, utilizando ferramentas que vão desde martelo e serrote até impressora 3D.

Segundo a Secretária Municipal de Educação e Cultura, o projeto “Despertar Tecnológico” foi um nome escolhido em conjunto aos diretores e integrantes da Secretaria de Educação “para representar as atividades ali desenvolvidas, que desafiam adolescentes que estão quase entrando no Ensino Médio a despertarem sua criatividade, autonomia, capacidade de resolução de problemas e seu conhecimento prático através das diversas tecnologias trabalhadas pela equipe do SENAI.”, concluiu a Secretária Iara.

O projeto Despertar Tecnológico terá, ao final do ano de 2023, sua formatura; trata-se de um momento bonito, junto aos demais projetos do Programa SABERES, em que famílias celebram mais uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal e pré-profissional dos estudantes da Rede Municipal.