ESTELIONATOS: Novos registros de crimes cibernéticos movimentam o setor de investigação da Delegacia de Polícia

Manchete

Pelo menos outros 04 crimes de estelionato praticados em âmbito virtual estão sob a investigação da Polícia Civil de Panambi. Os casos, dizem respeito a delitos diversos, praticados através do aliciamento de vítimas via redes sociais, paginas de relacionamento e do “rackeamento” de dados. Conforme registros policiais, os golpes registrados nesta semana dizem respeito a empréstimos consignados realizados sem a autorização das vítimas (agricultora que teve prejuízo de 3,9 mil Reais), com a clonagem do CPF e a compra de produtos no Estado do Mato Grosso (cuja vítima panambiense somente soube, depois de ter seu nome negativado em uma dívida de 6,6 mil Reais).

Outros casos envolvendo a oferta de emprego em site de vendas (onde a vítima do bairro Trentini teve um prejuízo de 1,5 mil Reais), do falso anuncio via marketplace do Facebook (vítima adquiriu um videogame por preço de 2,5 mil Reais e não recebeu o produto), e do “rackeamento” de um site de tele entulhos do município que fez pelo menos das vítimas, foram identificados e estão sob a investigação policial.

Face a grande quantidade de registros, assim como a diversidade de crimes de estelionato praticados, a Polícia Civil pede maior cuidado e atenção das pessoas no que tange a negociações e transações financeiras via internet, objetivando resguardar-se de possíveis golpes e prejuízos econômicos praticados por golpistas.